A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), juntamente a outras companhias de saneamento do país ligadas a Associação Brasileira das Empresas de Saneamento Básico (Aesbe), somará esforços nas mobilizações para ajudar a população atingida pela tragédia climática no estado do Rio Grande do Sul. Campanhas de sensibilização em diferentes estados brasileiros estão sendo realizadas pelas 22 companhias associadas da Aesbe, para incentivar doações e promover arrecadações em dinheiro via pix para a população atingida pelas enchentes.
No Ceará, a Cagece já impulsiona a campanha “SOS Rio Grande do Sul”. A companhia contará com a solidariedade de funcionários, trabalhadores e trabalhadoras do setor de saneamento do estado para arrecadar roupas, calçados, cobertores, itens de higiene pessoal, cestas básicas e outros suprimentos. As doações arrecadadas pela Cagece serão enviadas semanalmente até o Rio Grande do Sul por transporte aéreo.
“Estamos presenciando um desastre sem precedentes no Estado do Rio Grande do Sul e temos a responsabilidade de unir esforços para ajudar. Reforçamos a nossa solidariedade à população do Rio Grande do Sul e estamos à disposição para colaborar no que for necessário”, afirma o presidente da Cagece e diretor-presidente da Aesbe, Neuri Freitas.
Entre as diversas dificuldades enfrentadas pela população do Rio Grande do Sul está a falta de água potável para saciar a sede da população. Das seis Estações de Tratamento de Água que operam em Porto Alegre, que é a capital do estado sulista, quatro foram comprometidas pelas enchentes. Como parte de uma operação centralizada, a Cagece realizará também a doação imediata de copos de Água de Beber para atender os locais mais necessitados naquele estado.