O Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, no 1º de maio, é celebrado em aproximadamente 80 países, incluindo o Brasil, e homenageia as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Sua origem foi em 1886, em Chicago, nos Estados Unidos – contam as histórias que operários reivindicaram redução da jornada de trabalho e melhores condições trabalhistas, num evento que ficou conhecido como Revolta de Haymarket.
No Brasil, o Dia dos Trabalhadores foi instituído em 1925 por Artur Bernardes, mas ganhou grande destaque durante a Era Vargas, em 1943, com a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em 1º de maio. Adicionalmente, na mesma data, também houve a instauração do salário mínimo (1940) e da Justiça do Trabalho (1941) no país.
Atualmente, a maioria das empresas adota uma jornada de trabalho de oito horas diárias, tal qual estabelecido pela CLT. No entanto, de acordo com um estudo realizado em 2021 pela Microsoft, 18% das pessoas decidiram se demitir a partir do entendimento que a rotina profissional caminhava na contramão de suas prioridades pessoais – a principal razão desses desligamentos, com 24%, foi o foco em bem-estar e saúde mental.
Esses números mostram o quão importante pode ser investir num ambiente de trabalho saudável, priorizando os colaboradores acima de tudo. Quando as pessoas se sentem acolhidas e reconhecidas por seus gestores, elas se sentem mais dispostas e motivadas para realizarem suas tarefas e, dessa forma, mais propensas a ver o ambiente de trabalho como um segundo lar, sentindo-se bem nele.
“A integração de times deve fazer parte da agenda de eventos internos. Por exemplo, que tal a realização de um team building para fortalecer a confiança entre colaboradores ou de um bate-papo com o CEO para compartilhar resultados e novidades?”, sugere Hugo Godinho, CEO da Dialog, HR Tech líder em Comunicação Interna e engajamento no Brasil.
Abaixo, especialistas listam dicas que podem ajudar a promover um ambiente de trabalho que priorize o bem-estar e o acolhimento dos colaboradores de uma empresa. Confira:
1. Promoção de equidade de gênero
“A Comunicação Interna desempenha um papel crucial na promoção da equidade de gênero dentro das empresas, pois fornece uma estrutura para disseminar informações, promover a conscientização e criar uma cultura organizacional viva. No entanto, tudo isso só é possível se as lideranças estiverem dispostas a fomentar essa transformação no ambiente de trabalho”, defende Godinho.
2. Engajamento da equipe
“Além de reuniões tradicionais, plataformas de colaboração como o Slack, Microsoft Teams e Trello são essenciais para manter a equipe engajada. Elas facilitam a comunicação em tempo real, promovem a troca de ideias e possibilitam um ambiente virtual de trabalho que estimula a colaboração, independentemente da localização da equipe”, pontua Leandro Rampazzo, CEO da Godiva Propaganda, agência full service/360º.
3. Investimento em saúde digital e bem-estar
“A saúde digital torna-se cada vez mais proeminente, proporcionando uma abordagem mais personalizada para o cuidado da saúde. Aplicativos de monitoramento de saúde, dispositivos vestíveis e consultas médicas online oferecem ferramentas para que as pessoas gerenciem sua saúde de forma proativa”, reforça Lucas Galvão, CEO da Open Cybersecurity, especialista em Cibersegurança, Governança Corporativa e Desenvolvimento de Lideranças.
4. Coragem e persistência no dia a dia
“É preciso coragem para se dedicar por horas aos detalhes de cada projeto, acreditando muito na ideia, e persistência para garantir o crescimento – seja de conhecimento, processos ou expansão do negócio. O que garante a construção consistente de um negócio são os processos, a visão a médio e longo prazo, e o planejamento”, explica Hérica Machado, fundadora da KARU, agência de marketing especializada em soluções tailor made.
5. Encantamento dos colaboradores
“Para que possa encantar, um líder precisa ver o liderado como ser humano. Qual é o sonho dessa pessoa? É papel de um bom gestor encontrar meios para fazê-lo acontecer. O melhor exemplo disso está na promoção de funcionários: em vez de oferecermos somente aumentos e benefícios, pensamos em como alinhar os nossos processos para oferecer oportunidades que estejam alinhadas com esse sonho pessoal do colaborador, com isso fazemos com que ele se sinta pertencente à equipe”, conclui Fernando Sapata, Diretor de Pessoas, Cultura e Encantamento, na Select Soluções, uma empresa que oferece soluções utilizando a tecnologia cloud da Amazon Web Services (AWS).