Para reduzir a poluição visual e trazer mais segurança aos pedestres e mais pessoas que trafegam em vias públicas, a Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) está planejando obras de internalização da rede elétrica e de telecomunicação em diversos pontos de Fortaleza e de municípios do Interior.
A situação de Fortaleza, onde a Prefeitura perdeu o controle sobre as estruturas e fios de operadoras de energia, telefonia, Internet e TV a cabo, é grave.
Ainda neste mês de setembro, os serviços de internalização da Avenida Desembargador Moreira,na Capital, serão iniciados. A obra terá extensão de 775 metros e será cumprida em três etapas: instalação de nova fiação subterrânea; retirada da fiação aérea antiga; e retirada dos postes de concreto da margem leste da via, no sentido Aldeota-Beira-Mar.
Segundo o secretário da infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão, outros pontos da cidade, como o Polo Gastronômico da Varjota e a Avenida Aguanambi, serão beneficiados pelo projeto de internalização em breve. Além disso, cidades do Interior, como Barbalha e Icó, também terão trechos de sua rede internalizados no futuro.