As 620 mil famílias que fazem parte do Bolsa Família no Rio Grande do Sul recebem nesta sexta-feira, 17 de maio, o pagamento referente a maio. Diante da situação de calamidade no estado, o governo federal e a Caixa Econômica Federal unificaram o pagamento para o primeiro dia do cronograma do programa de transferência de renda. O valor médio do benefício é de R$ 672,74. O repasse unificado vai injetar R$ 416 milhões na economia gaúcha.
Com 461 dos 497 municípios afetados por consequências das fortes chuvas no estado, foi criada uma operação especial para garantir que todos acessem o benefício.
Em decorrência da situação em que se encontra o estado, a recomendação é que o beneficiário só se dirija a uma agência da Caixa na seguinte situação:
– Beneficiário sem acesso ao aplicativo Caixa Tem e sem cartão para movimentação.
Opções
As famílias que recebem o benefício pelo Caixa Tem podem continuar movimentando os recursos pelo aplicativo, sem precisar comparecer a uma agência. Também é possível usar o cartão para compras em estabelecimentos comerciais por meio da função de débito e realizar saques nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui, além das agências da Caixa . O beneficiário também pode fazer transferências via PIX, além de realizar o pagamento de contas.
1065 locais
Para aqueles que estejam impossibilitados de usar os canais digitais, a Caixa conta com 1.065 pontos de atendimento, entre agências e lotéricas, que estão funcionando em todo estado do Rio Grande do Sul.
Horário extra
Além dos Caminhões Caixa , que estão nas cidades de Montenegro, Cruzeiro do Sul e Roca Sales, outras 16 agências de nove municípios vão abrir no sábado e domingo, das 10h às 15h.