A obra do novo quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza, está com 98% dos serviços executados, segundo a Superintendência de Obras Públicas. O investimento foi mais de R$ 3 milhões, com recursos do Tesouro Estadual. O governador Elmano de Freitas visitou o local nesta segunda-feira (22.7), acompanhado do comandante-geral do CBMCE, coronel Cláudio Barreto; e do secretário-executivo da Segurança Pública e Defesa Social, Alzir Chaves.
A nova unidade foi erguida onde era localizado o Edifício Andrea, que desabou em 15 de Outubro de 2019, causando a morte de nove pessoas. A operação de resgate foi comandada pelo CBMCE e durou 103 horas, encerrada em 19 de Outubro. Trezentos e cinquenta profissionais da Segurança Pública atuaram nas ações que resultaram no resgate de sete pessoas com vida.
“Tivemos o trabalho heroico do Corpo de Bombeiros Militar, com o apoio de centenas de voluntários que vieram até aqui. Tomou-se a decisão de fazer nesse local uma Companhia de Bombeiros especializada no combate a incêndios. Esta decisão será muito importante para toda a região”, afirmou o governador Elmano de Freitas durante a visita.O quartel 15 de Outubro (2ª Companhia dos Bombeiros Militar do Ceará) vai reforçar e dar mais agilidade ao trabalho das equipes nos bairros Dionísio Torres, Aldeota, Meireles, Varjota, Cocó, Guararapes e localidades adjacentes.
Segundo o comandante-geral do CBMCE, coronel Cláudio Barreto, a localização é fundamental para o trabalho de prevenção e combate a incêndios na região. “Vamos chegar com mais rapidez e os bombeiros vão trabalhar com mais eficiência. Não teremos barulho intenso de viaturas e sirene, que será mais compacta. Vamos trabalhar junto à comunidade com prevenção, realizando palestras e outras atividades em escolas e empresas”, exemplifica Barreto.
O quartel compõe uma triangulação estratégica na área mais verticalizada de Fortaleza, situado a uma distância de aproximadamente 4,5 km do quartel BM localizado no bairro Jacarecanga, e 5km do quartel BM abrigado no Mucuripe.
Vidas alheias e riquezas salvar”
Cerca de 130 bombeiros estiveram envolvidos diretamente na operação do Edifício Andrea. O tenente-coronel BM Marcelo Sampaio está há 26 anos na corporação e foi um dos agentes que atuaram na ocorrência. Sampaio será o comandante do novo quartel, que terá efetivo com mais de 30 bombeiros.
“Todos os bombeiros trabalhavam em forma de revezamento no turno de 12 horas, e eu vim pra cá, fiz dois plantões. A ocorrência foi resolvida de forma muito rápida. Esse quartel será um ambiente onde a gente prioriza salvar vidas, prioriza o próximo”, reforçou Sampaio.
Projeto sustentável
O quartel tem uma área construída de 831 metros quadrados (m³), dividido em três pavimentos e subsolo. O projeto viabilizou uma construção sustentável, com integração vertical e sistema de energia solar e cobertura verde.
O prédio conta com alojamentos, vestiários, banheiros, refeitório, salas administrativas, academia, auditório, copa, recepção, bicicletário e estacionamento.
Na etapa final de construção, foram concluídas as fundações e estruturas de concreto, alvenaria, divisórias, esquadrias, pisos, pintura, além das instalações elétricas, hidráulicas e de ar-condicionado. Atualmente, as equipes trabalham no acabamento da obra, conclusão da fachada e da urbanização e paisagismo.