No último trimestre de 2023, o Ceará apresentou crescimento de 5,14% do Produto Interno Bruno (PIB), estando acima do PIB do País, que fechou o trimestre com aumento de 2,1%. No acúmulo anual, o PIB do Estado cresceu 2,42% acima da expectativa anterior, que era de 1,91%, enquanto o Brasil cresceu 2,9%.
A previsão é de que, em 2024, o Ceará registre alta de 2,31%, superando o índice nacional previsto, de 1,78%, conforme o Boletim Focus do Banco do Brasil. Em dezembro de 2023, a estimativa inicial era de que o PIB do Ceará atingisse 1,91% em 2024, índice que, na época, também superava a previsão para o Brasil, de 1,50%.
Dentre os setores de Indústria, Serviços e Agropecuária, o Ceará obteve seu melhor resultado no setor de Serviços, apresentando um desempenho de 3,4% superando o do Brasil, de 2,4%. Em seguida, a Indústria obteve um resultado de 1,09%, ficando a Agropecuária com índice negativo de 6,40%, enquanto o nacional foi de 1,6% e 15,1%, respectivamente.
Outros 10 Estados brasileiros, além do Ceará, realizam o cálculo do PIB, como Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo, que utilizam a mesma ponderação das Contas Regionais. O PIB é calculado com base nos resultados dos setores de Agropecuária, Indústria e Serviços.
Vale ressaltar que os números indicam somente uma tendência de crescimento ou queda da economia, as informações e resultados são preliminares e estão sujeitos a revisões, quando forem calculadas as Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 Unidades da Federação.