Três novas turmas do programa Alcance Profissionalizante, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), tiveram início nesta quinta-feira (9.5). Cerca de 120 estudantes de Horizonte, município da Região Metropolitana de Fortaleza, terão a oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho e se qualificar para vagas de emprego.
A aula inaugural aconteceu no auditório da Secretaria de Educação de Horizonte, no Centro Administrativo Domingão, e contou com a participação da deputada Jô Farias (PT), que é coordenadora do programa Alcance, do coordenador do Alcance Profissionalizante, Ítalo Beethoven, e dos instrutores responsáveis pelas aulas.
As capacitações fazem parte da parceria da Assembleia Legislativa, por meio do programa Alcance Profissionalizante, com o Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (ISBET), a Rede Peteca (Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente) e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
Desta vez, foram ofertados os cursos de Preparação para o Mundo do Trabalho, com uma turma pela manhã e outra à tarde, além do curso de Promotor de Microcrédito, promovido pelo BNB e disponibilizado pela primeira vez pelo Alcance Profissionalizante. Cada um dos dois cursos possui carga horária de 20 horas/aula.
“É uma alegria estar aqui nesse momento e vivenciar essa experiência. A Assembleia Legislativa vem oportunizando e garantindo oportunidades para os jovens do Ceará inteiro. Quero agradecer a todos os parceiros da Prefeitura Municipal de Horizonte que têm dado todo o espaço e estrutura para a gente realizar esse momento”, destacou o coordenador Ítalo Beethoven.
Para a deputada Jô Farias, a oferta dos cursos para os jovens da cidade de Horizonte é importante para estimulá-los na busca contínua de qualificação profissional e inseri-los no convívio de profissionais experientes e capacitados. A proposta do Alcance é levar essas formações profissionalizantes para outros municípios cearenses.
“Daqui, a gente espera conseguir levar para bem mais municípios que queiram preparar os seus jovens para o mercado de trabalho. São aulas presenciais e aulas on-line, então vai ser um momento importante para a nossa juventude. Os jovens precisam de oportunidade, mas a gente precisa também fazer a nossa parte enquanto gestor e responsável pelas políticas públicas do nosso Estado”, defendeu a deputada.
Gabriel Batista, aluno do curso de Preparação para o Mundo do Trabalho, compareceu à aula inaugural e disse que espera se qualificar para conseguir uma vaga de trabalho no futuro. “Eu não tenho experiência no mercado de trabalho, então, quando eu vi esse curso, eu pensei em fazer para saber como agir no ambiente de trabalho, porque ele é bom para quem nunca trabalhou”, comentou.
Os cursos do Alcance Profissionalizante em Horizonte são destinados a jovens de 14 a 24 anos, no curso de Preparação para o Mundo do Trabalho, e de 16 a 29 anos, no curso de Promotor de Microcrédito. As turmas reúnem estudantes do ensino fundamental até aqueles que já concluíram o ensino médio.