O Programa Reciclocidades, da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), está realizando uma série de oficinas de produtos infantis com materiais reciclados no Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza. Neste mês, as crianças participam de oficina de produção de pião, utilizando tampas de garrafa PET, CD, bola de gude e papel.
As ações têm como público-alvo crianças de 7 a 9 anos e faz parte da programação comemorativa de 15 anos do programa de responsabilidade social da Cagece. O cronograma de atividades inclui encontros mensais até novembro.
A coordenadora de Responsabilidade Social da Cagece, Samara Silveira, explica a parceria entre a Cagece e o complexo cultural. “A Estação das Artes abriu as portas para as nossas propostas e, para nós, é muito gratificante estar inserido com atividades educacionais dentro de um equipamento do governo tão relevante, de grande alcance e com o propósito de levar cultura e arte a toda a população de forma democrática. Como projeto inicial, nos inserimos na programação anual do Complexo e a ideia é expandir essa parceria com outras possibilidades”, detalha Samara.
O Programa Reciclocidades foi criado em 2009, com o objetivo de gerar trabalho e renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social, por meio da transformação de resíduos sólidos em novos produtos passíveis de comercialização. Há 15 anos, o programa integra meio ambiente, arte e responsabilidade social no Ceará.