Relatório das redes sociais na EuroCopa 2024: Lamine Yamal e Inglaterra são os campeões

Da rede de aplicativos Flashcore:

A Eurocopa na Alemanha entregou o que prometeu. Futebol ao mais alto nível, acompanhado por milhares torcedores e, quase sem exceção, um clima sensacional nos estádios. Depois da edição de três anos atrás, afetada pela covid, pode-se dizer que a Euro na Alemanha finalmente voltou a presentear seus torcedores com o melhor do entretenimento futebolístico.

A festa também aconteceu nas redes sociais – da UEFA, das federações, dos jogadores e dos fãs. A plataforma de resultados esportivos Flashscore analisou os números básicos das redes sociais durante a Eurocopa 2024. Juntamente com os renomados analistas de dados online da Result Sports, trouxe os fatos, números e dados mais importantes dos perfis de mídia social das seleções e dos jogadores participantes.

Lamine Yamal coloca todos no bolso

O jovem de 16 anos da recém-coroada campeã não só foi eleito o melhor jogador jovem do torneio, mas também disparou nas redes sociais. Em quatro semanas, Yamal ganhou incríveis 13 milhões de seguidores. Com um total de quase 25 milhões de seguidores, isto representa um aumento de cerca de 52%. Com 15 milhões de seguidores, o Instagram é o canal de mídia social mais forte de Yamal, seguido pelo TikTok com 9 milhões.

Mario Leo, CEO da Result Sports, está impressionado com o fenômeno Yamal: “Um talento absolutamente excepcional. Ele dará grandes saltos no seu desenvolvimento porque tem um enorme potencial aos 16 anos. Cristiano Ronaldo e Lionel Messi não estavam tão prontos nessa idade. O mesmo se aplica às redes sociais. Ele também se beneficiou dos enormes efeitos multiplicadores de mídia que garantiram um impulso adicional durante o Campeonato Europeu. Se tudo continuar a correr bem, Yamal poderá atingir o nível de Ronaldo e Messi, no esporte, da mídia e no marketing. É claro que ainda há um longo caminho a percorrer, mas o potencial está aí, sem dúvida. Na Copa do Mundo de 2026 será mais fácil avaliar aonde sua jornada o levará”.

Mbappé e CR7 se beneficiam apesar da falta de sucesso esportivo

Em termos de aumento de seguidores durante o Campeonato Europeu, dois jogadores consagrados seguem em segundo e terceiro lugar no ranking: Kylian Mbappe (+6,2 milhões de seguidores) e Cristiano Ronaldo (+5,4 milhões de seguidores). CR7 continua a ser a medida de todas as coisas em termos do número total de seguidores. Em todos os perfis, mais de 917 milhões de pessoas seguem a estrela portuguesa, de acordo com o levantamento Flashscore.

O principal astro da Inglaterra, Jude Bellingham, está celebrando seus novos 3,3 milhões de seguidores, dos quais 3,15 milhões ele deve apenas à sua conta no Instagram. No entanto, isto coloca Bellingham apenas no quinto lugar entre os maiores do Euro porque – surpreendentemente – o alemão Joshua Kimmich também registou um grande aumento de seguidores: 3,4 milhões de pessoas clicaram “Seguir” em seus perfis. Um detalhe interessante em comparação com os demais jogadores citados: o aumento de alcance de Kimmich se deu principalmente no Facebook, onde conquistou 3,3 milhões de novos seguidores.


English Team diminui a diferença para Les Bleus

Entre as nações participantes, a Inglaterra emergiu como a vencedora nas redes sociais do Campeonato Europeu. O time dos Três Leões registrou um aumento de 4,8 milhões de seguidores. Isso significa que agora 43,4 milhões de pessoas seguem os perfis da FA. Só a França tem mais fãs nas redes sociais, com cerca de 51,8 milhões de seguidores, e registaram um aumento de 1,9 milhões durante o Euro.

No entanto, Mario Leo também presta homenagem aos pequenos países pelo seu desempenho desportivo e midiático: “As seleções pequenas que fizeram um bom torneio também beneficiaram nas redes sociais durante o Campeonato Europeu. Geórgia, Tchéquia, Áustria e Eslováquia aumentaram o seu número de seguidores em percentagens de dois dígitos. Como se pode ver, os efeitos multiplicadores dos Campeonatos Europeus são enormes – a imensa cobertura ao vivo e on demand na televisão, no rádio e na imprensa escrita. Assim, são possíveis saltos muito grandes no crescimento num período de tempo relativamente curto.

A Geórgia, porém, deixou potencial inexplorado. Os canais de comunicação social da Federação de Futebol da Geórgia postaram somente na língua nacional durante o torneio. Mario Leo se surpreende: “Estrategicamente, teria sido melhor postar em inglês para alcançar ainda mais pessoas internacionalmente”.

Outra novidade deste Campeonato Europeu foi que os seguidores se tornaram significativamente mais globais. Portugal conseguiu conquistar cerca de 2 milhões de seguidores durante o Euro, dos quais cerca de 70% são fãs internacionais, não lusitanos. Mario Leo refere-se a este desenvolvimento como “torcedores fluidos”, que são seguidores dos perfis dos jogadores que migram para os perfis das federações nacionais.




UEFA com crescimento recorde e apoio consistente às nações participantes

Apesar de todos os elogios a Lamine Yamal e dos notáveis ​​aumentos no alcance dos jogadores e das federações nacionais, Mario Leo está particularmente impressionado com o desempenho da UEFA e dos torcedores.

“Fora do campo, claro, os torcedores holandeses desempenharam um papel importante com a sua canção esquerda-direita, mas também os tocadores de gaita de foles escoceses em Munique, o saxofonista alemão e os fãs austríacos com a sua canção engraçada sobre a Deutsche Bahn. Todos momentos divertidos que foram também embalados e comunicados em stories e reels nos perfis das federações nacionais. Faz com que os torcedores se sintam reconhecidos. Achei ótimo que as federações não se concentrassem apenas nos jogos em si, mas celebrassem toda a experiência do evento nas suas redes sociais. Nos canais de comunicação social, as publicações de colaboração entre a UEFA e as federações foram realizadas de forma fantástica. Os vídeos e as fotografias não só foram disponibilizados com extrema rapidez, como também foram entregues com uma qualidade muito elevada. O maior vencedor é, portanto, a própria UEFA, que conseguiu atrair incríveis 22 milhões de novos seguidores para os seus perfis nas redes sociais – um aumento de 26% em quatro semanas.”

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