O Sebrae-CE e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) assinaram Termo de Cooperação visando ao fortalecimento da Rede dos Ecossistemas de Inovação do Estado do Ceará, por meio da constituição de uma aliança estratégica. A assinatura ocorreu durante o evento de lançamento do programa “EmbarcaTech – Residência Tecnológica em Sistemas Embarcados”, realizada no edifício BS Design – Torre Norte, em Fortaleza.
A parceria, assinada pelo diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto e pelo reitor do IFCE, José Wally Mendonça Menezes, irá trabalhar pela elaboração e implementação de ações conjuntas nas áreas formativas, no desenvolvimento e apoio à capilaridade de conhecimentos com foco na educação empreendedora e inovadora do Ceará e na criação de programas estruturantes, envolvendo pesquisa, desenvolvimento, inovação e extensão tecnológica e social.
A ideia é buscar fomentar a inovação e o desenvolvimento de negócios inovadores no estado e, ao mesmo tempo, aproximar este conhecimento dos pequenos negócios tradicionais, ajudando a solucionar desafios das empresas e dos territórios, proporcionando melhoria da competitividade e da sustentabilidade das empresas cearenses e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento econômico do Ceará.
Rede de Inovação
Com o objetivo de fomentar a Rede de Ecossistemas de Inovação do Ceará, o Sebrae/CE vem atuando juntamente com parceiros dos setores público, empresarial e da sociedade civil em diversas frentes. Uma delas é na implantação de Centros de Inovação e Empreendedorismo e de Centros de Referência nas regiões do Estado.
Além disso, a instituição vem atuando no apoio às Comunidades de Startups pré-existentes, no Cariri e em Fortaleza e incentivando a criação de Comunidades de Inovação nas demais regiões do Estado. A ação já conta com comunidades de Inovação formadas em Sobral, Aracati, Limoeiro do Norte, Russas, Baturité, Sertão Central, Tauá, Ibiapaba, Acaraú e Amontada e Iguatu.
Dentre as ações realizadas pela instituição na área da inovação também estão a promoção de palestras, capacitações, aceleração e residência de startups, missões de prospecção de negócios, rodadas de investimento, realização de eventos, como o Siará Tech Summit, dentre outras atividades que promovam conhecimento, inovação e sustentabilidade para os pequenos negócios.
EmbarcaTech
A iniciativa é financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e executada no Ceará pelo IFCE, sob coordenação da Softex, com o objetivo de promover a formação de 6 mil profissionais para atuar no mercado de tecnologia. O lançamento do EmbarcaTech no Ceará contou com a participação de diversas autoridades como o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda e da secretária em exercício da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), Adeline Lobão, que representou o governador Elmano de Freitas.
O programa está dividido em duas fases: a primeira, online, consiste na capacitação inicial com três meses de duração e certificação, seguido de uma Residência Tecnológica, destinada aos alunos aprovados na primeira fase, em formato híbrido, com duração de 12 meses e oferta de bolsa de estudos.
Sistemas embarcados são uma tecnologia onde equipamentos conseguem realizar, de forma inteligente, tarefas específicas programadas em um ambiente virtual. Os códigos gerados por esses sistemas podem ser integrados em diversos dispositivos, como televisores, semáforos, carros e até aviões. Entre as utilizações, estão os recursos de automação, a exemplo de agendamento, conexão com comércio e outros.