“Senhor Pum”: amizade, diversidade e aceitação são destaques no livro de Bruno Black

Amizade, diversidade e aceitação. São esses os fundamentos de “Senhor Pum”, livro infantil do poeta e escritor Bruno Black, em lançamento em vários estados do Brasil. O personagem principal, Euplídio, com a vivência única de ser um menino de pele negra numa família multirracial, retrata a importância de se aceitar e abraçar a própria identidade. Ele tem a companhia de Laurita, uma cachorrinha esperta e descolada, com inteligência incomum. Laurita não perde sua posição no lar e apronta muito, aquecendo o texto com espontaneidade, graça e inocência.

O “Senhor Pum” é uma homenagem ao pai do autor – por razões tão óbvias quanto engraçadas.

Poeta, escritor infantil, produtor cultural, agente literário, educador social, ativista sociocultural e apresentador dos Programas “Xexelento da Peri” e “Tô Com Bruno Black”. É considerado um dos artistas mais produtivos dos últimos 10 anos na cena carioca e no Brasil. Morador da Comunidade do Fumacê em Realengo na Zona Oeste do RJ, vive de seus livros e de sua arte já tem quase 6 mil textos escritos.

Faz turnês pelas cidades brasileiras desde 2015 (SP, MG, RJ, BA, PR, ES, DF) e já lançou19 obras literárias nas principais bienais literárias do Brasil e em feiras internacionais (virtuais) e nacionais (presenciais), desde 2006, como autor.

Seu lema, “Se tens um dom, seja!”, visa a salvar vidas e dar liberdade às pessoas para viverem por meiode seus dons. Uma de suas obras literárias, intitulada “#Tarja Preta”, fala sobre saúde mental, se tornou best seller. Seu  livro  infantil homenageando seu cachorro, Euclides, tem obtido sucesso de vendas. Em 2023 lançou quatro livros de uma vez, três antologias em que escreve também duetos com Brunittos e Brunetts, viajam por vários cantos do Brasil indo parar até na Europa.

Ganhou vários prêmios. Em 2022, foi homenageado pela  CAERJ (Câmara da Indústria e
Comércio do RJ), no Theatro Municipal, como “Liderança Negra” que movimenta a economia do RJ. Em 2023 recebeu mais um reconhecimento pela Apperj (Associação Profissional de Poetas do RJ) na categoria “Excelência Artística” e pelo “Arte em Movimento” com prêmio Mestre dos Mestres em SP.

Sua madrinha artística  é uma das maiores cantoras da MPB, Zélia Duncan, e seu padrinho é o empresário David Santana. No evento Favelivro, realizado pelos produtores Demézio Batista e Verônica Marcílio, Bruno abre a inauguração das bibliotecas pela cidade com poemas.

Em 2024, ele planeja reformar o seu espaço de criatividade em sua sala na Comunidade do Fumacê (RJ) e inaugura seu “Clube de Palavras”, que apoiará novos artistas favelados e independentes.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Banner-Coluna-1
Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz