Começam hoje (sexta-feira, 16.8) as duas principais disputas eleitorais para prefeituras no Ceará. Mesmo reconhecendo a importância de outras cidades, é correto considerar que em Fortaleza e Caucaia, ambas na mesma região metropolitana – a da capital -, existem forças mais bem articuladas. As estratégicas posições políticas, estruturais e econômicas em ambos os casos orientam essa avaliação. Tanto Fortaleza quanto Caucaia têm possibilidades de eleições em segundo turno.
Os candidatos do Partido dos Trabalhadores nos dois municípios darão largada na programação hoje, o que é simbólico, já anunciando agendas corridas para todo o fim de semana. O prefeito da capital, José Sarto (PDT), em busca da reeleição, faz lançamento também hoje, com ato na Barra do Ceará. O deputado André Fernandes (PL), optou por iniciar a campanha em Fortaleza só amanhã, anunciando carreata com o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Evandro Leitão, deputado estadual e candidato à prefeitura de Fortaleza pelo PT, lança oficialmente a campanha com caminhada no Bairro do Pirambu a partir das 8h30min. O local foi acertamente escolhido e está sintonizado com os princípios petistas: o Pirambu reúne tradicionais comunidades operárias, é referência de organização social e concentra uma massa populacional significativa.
Já Waldemir Catanho, que visa à Prefeitura de Caucaia também pelo PT, inaugura as atividades com carreata na rodovia BR-222, KM 16, do bairro Genipabu ao da Jurema, a partir das 15 horas. Tanto Catanho quanto Evandro têm apoio de nomes de destaque na cena progressistas, incluindo o governador Elmano de Freitas, o ministro da Educação, Camilo Santana, a ex-prefeita Luizianne Lins e o senador Cid Gomes. OS dois são apoiados pelo presidente Lula.