O Escritório Regional do Sebrae/CE no Centro Sul realizou, em parceria com o Senac, no auditório do Senac Iguatu, o Fórum Temático do Turismo: Eixo Iniciativa Privada que contou com a presença de 54 participantes, formado por empresários dos municípios de Iguatu, Icó, Orós e Jucás, integrantes do projeto de Desenvolvimento do Turismo que vem sendo implementado desde 2021, além da participação de novas empresas com perfil para integrar o projeto.
Na ocasião, a articuladora Neyla Primo apresentou a prestação de contas de ações executadas pelo Projeto no ano de 2023, com as estatísticas de crescimento das empresas, atendidas com ações como consultorias na área de gestão e Sebraetec, principalmente referente à produtividade e faturamento, caracterizando o amadurecimento empresarial e competitividade das empresas que receberam as iniciativas realizadas a partir do Escritório do Sebrae/CE.
PROPOSTA 2024
Neyla Primo aproveitou para lançar a proposta do Plano de Trabalho 2024, com os perfis VIP, Master e Premium, contendo consultorias de acordo com o grau de amadurecimento da empresa, dentro do projeto. Destacou a importância do desenvolvimento do Turismo no Território e de como as ações estão sendo implementadas “com o objetivo de consolidar os produtos turísticos considerados com grandes potenciais no diagnóstico realizado pelo Sebrae/CE e pela gestão dos municípios envolvidos”, salientou. O Fórum Temático do Turismo: Eixo Iniciativa Privada também proporcionou aos participantes a apresentação e cases de sucessos de empresários acompanhados pelo Sebrae.
O primeiro case foi com a empresária Luciana Rodrigues, proprietária do restaurante ‘A Casa Malu”, localizado em Juazeiro do Norte. Através da palestra ela demonstrou que a base de amadurecimento empresarial está num bom planejamento e na orientação/acompanhamento assertivo com bons consultores que fazem parte do portfólio do Sebrae, sendo sua base para transformar seu restaurante self service em uma casa com uma proposta de acolhimento diferenciada onde o cliente se torna um pertencente do espaço e vivência maravilhosas experiências.
Outro case relevante foi o do restaurante Doce Delícia, empreendimento que evoluiu de vendedor informal para a formalização em espaço físico acolhedor, através de orientação empresarial e acompanhamento de consultores do Sebrae, se tornando referência no município de Jucás, representado pelo casal empreendedor Angelo da Silva e Erineide Silva.
SENAC
Como parceiro do projeto, o Senac proporcionou uma explanação da Rede Senac, pontuando toda a formação contida no portfólio da empresa e a forma com que trabalha o desenvolvimento e formação de um empreendimento, tornando-o mais apto para o mercado. Nessa oportunidade, o público pôde vivenciar degustação de pizzas produzidas pela turma de profissionais que estavam em formação de pizzaiolo.
O Fórum Temático do Turismo: Eixo Iniciativa Privada se vincula ao Projeto de Desenvolvimento do Turismo, integrando Iguatu com o turismo gastronômico, Icó, com o histórico, Jucás com o turismo religioso e Orós com o de natureza, focando na consolidação dos produtos turísticos pra consolidação da Rota Turística do Centro Sul.