Silvania de Deus comemora 30 anos de moda; Mês da Consciência Negra é referência para o “Fuá da Sil”

A estilista Silvania de Deus abre sexta-feira (15.11) as portas da Casa Iracemar para comemorar 30 anos de carreira com edição especial do Fuá da Sil: o Black Fuá. A comemoração se inspira no mês da Consciência Negra e propõe uma grande roda de atividades na Rua dos Tabajaras, na Praia de Iracema, em torno da moda, música e gastronomia feita por mulheres negras em Fortaleza. Na programação, cortejo com terreiro de Candomblé, feira com empreendedoras negras, oficina de moda e roda de conversa com mulheres negras de importante atuação na sociedade, atrações musicais como DJ Bugzinha, o coletivo Maré House e a cantora Lorena Nunes. O evento é aberto ao público e acontece das 10h às 23h.

“Nessas três décadas de dedicação à moda, o Fuá surge em 2014 como uma declaração de amor à cidade e um convite para bons encontros. Assumimos a vocação de abrir as portas de casa e trazer a cidade para Iracemar!”, lembra Sil, como é conhecida pelos amigos e clientes.

Originalmente, o Fuá da Sil apresenta novas criações do ateliê e convida   outros criadores locais, artistas, artesãos e escritores. Promove também o Concerto na Calçada com apresentações de músicos locais. “Sempre naquela disposição generosa de quem toca na rua, pra quem chega e pra quem passa”, destaca a realizadora do evento.

Com essa edição, no mês da Consciência Negra, o intuito é “dar visibilidade à cultura negra local e ser ponte entre essa cultura potente, de subúrbio, e uma Fortaleza que desconhece a sua existência”, afirma a estilista. A realização é do Ateliê da Sil juntamente com a Produtora Libre, com apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Fortaleza (Seculfor), por meio do IX Edital das Artes de Fortaleza.

Oficina e roda de conversa

A programação começa às 10h, na Casa Iracemar, com a oficina “Roupa e Memória – Experimentação e Transformação” ministrada pela estilista Silvania de Deus em seu ateliê. Na sequência, a partir de 14h30, acontece a roda de conversa “Costura de Saberes e Sabores” entre mulheres negras com atuação em diversas áreas, como política, educação, saúde e cultura alimentar.

Vão participar da roda a secretária executiva da Secretaria de Igualdade Racial (SEIR), do Governo do Estado do Ceará, Martír Silva; a psicóloga e arte terapeuta, Cristiana Moura; e a chef e pesquisadora da cozinha ancestral Didda Carneiro; com mediação da designer de moda, criadora de conteúdo e mestranda em Antropologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em associação com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Yasmin Djalo.

As atividades são gratuitas, com limite de 20 vagas e as inscrições podem ser feitas no perfil do Instagram @ateliesilvaniadedeus .

Cortejo com o Terreiro Ilê Asé Osanyin Yansa

 

Às 16h, partindo da encruzilhada que une a Rua dos Tabajaras com a Rua dos Arariús e a Av. Almirante Barroso, o evento realiza um cortejo facilitado pelo Babalorixá Roberto de Osanyin e o seu terreiro de Candomblé Ilê Asé Osanyin Yansa. A ideia é reunir amigos queridos, simpatizantes e fãs do trabalho de Silvania para pedir licença, prosperidade e muitas bençãos aos orixás.

Pretas no Som

A partir das 17h, o segundo andar da Casa Iracemar vai ser tomado pelo repertório da DJ Bugzinha, que varia com estilos como R&B, Afro Beat e Hip Hop. Às 20h30, uma das vozes exuberantes da música no Ceará, Lorena Nunes, se apresenta em formato mais intimista no Concerto na Calçada, na Rua dos Tabajaras. Para finalizar a noite com muito estilo, o coletivo Maré House, que tem se destacado no cenário musical da cidade, toma conta da pista promovendo o Baile Black, a partir das 22h.

Sobre a Casa Iracemar – O convite para Iracemar, proposto pela estilista Silvania de Deus, ganha a forma de uma casa multicultural na Rua dos Tabajaras, 660. O Ateliê da Sil se expande para agregar as múltiplas linguagens da arte, cultura e gastronomia. Reúne criações das estilistas Silvania de Deus, Cândida Lopes e da marca Oco Club; jóias de Cláudio Quinderé e Ruby Yallouz (RJ), além dos acessórios da Kuenda (MG) e Camila Romero (SP). A Casa Iracemar também agrega as delícias do Ventana. A chef Rosele Tejada ampliou sua área de atuação no local com mesas e ambiente interno para revelar novos pratos e sabores.

Comemorando 30 anos de carreira em 2024, Silvania começou na Moda com a loja Odysseia, já nesse endereço. Em 1999, ao lançar a coleção MiscigeNAÇÃO Brasileira no maior evento de moda autoral no país – o até então Dragão Fashion, hoje DFB Festival – ela investe em sua marca e nasce    o Ateliê da Sil. Assim como o Fuá da Sil, que completa uma década esse ano, ela aposta na Casa Iracemar para movimentar e reunir a rede afetiva formada em torno do seu ambiente criativo e da própria vida.

A Rua dos Tabajaras, mais do que nunca, se torna palco de manifestações artísticas e do encontro entre clientes, amigos, visitantes e moradores da Praia de Iracema. “O objetivo é congregar criadores cearenses, não só para movimentar a cadeia produtiva da economia criativa na nossa cidade, mas para estabelecer e ampliar conexões que cultuam conjuntamente a arte, a moda, a música, a vida saudavelmente compartilhada com alegrias e sabores”, explica a estilista e empreendedora.

SERVIÇO

Black Fuá – Edição especial Mês da Consciência Negra

Data: 15/11 (sexta-feira)

Hora: Das 10h às 23h

Local: Rua dos Tabajaras, 660 – Praia de Iracema Gratuito

Mais informações e inscrições: @ateliesilvaniadedeus

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Banner-Coluna-1
Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz