Programa Reciclocidades, da Cagece, gera inclusão social e renda para mulheres em Fortaleza

 

O Programa Reciclocidades, da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), está completando 15 anos de existência. A iniciativa une moda, arte e sustentabilidade por meio da geração de trabalho e renda para mulheres. Amanhã, quarta-feira (4.12), a empresa apresentará em desfile a Coleção Mosaico, com peças produzidas em parceria entre as artesãs do programa e estilistas cearenses. O evento será gratuito, mediante doação de 1kg de alimento não perecível, na Estação das Artes.

Cerca de 80 mulheres em situação de vulnerabilidade social participam de oficinas para transformação de material reciclável em itens passíveis de comercialização. Em Fortaleza, são sete grupos criativos, divididos nos bairros: Bom Jardim, João Paulo II, Presidente Kennedy, Curió, Granja Portugal, Bonsucesso e Vila Velha.

A coordenadora de Responsabilidade Social da Cagece, Samara Silveira, defende que o Reciclocidades tem como objetivo principal “mudar a vida de mulheres em situação de vulnerabilidade social, contribuir para as mudanças climáticas e gerar trabalho e renda, que dignifica essa população que é beneficiada. A gente espera alavancar essas discussões na sociedade por meio de um programa que tem demonstrado ótimos resultados ao longo desses 15 anos”.

Jennifer Alves da Silva é artesã do programa há cerca de dois anos e celebra conquistas que alcançou a partir do programa. “Através do grupo, eu tive coragem de comprar uma máquina de costura e estou pagando com o dinheiro que estou ganhando aqui”, comemora. Ela explica ainda que percebe o impacto positivo das oficinas na saúde mental e bem-estar. “Quando eu estou muito ansiosa, eu vou pra minha máquina e costuro até a ansiedade passar. A gente vem, troca ideia, conversa… É uma coisa muito boa na minha vida”, defende.

Coleção Mosaico

O desfile de apresentação da Coleção Mosaico inaugura nova fase do Programa Reciclocidades, que une a beleza do artesanato a técnicas de alta costura. Serão apresentados 30 figurinos, criados em parceria com o estilista Kallil Nepomuceno e apoio do designer Érico Gondim no desenvolvimento de produtos. A produção das artesãs utiliza resíduos têxteis e plásticos, doados por empresas parceiras. A programação do evento inclui ainda apresentações musicais e artísticas.

Será realizada a gestão de resíduos do desfile, com metodologia Lixo Zero. Entre as ações, estão: o aproveitamento e a destinação correta de cerca de 90% dos resíduos gerados durante o evento, ações de sensibilização, compostagem de resíduos orgânicos e doação de composto para agricultura familiar, inclusão de associação de catadores, e mais.

A apresentação da Coleção Mosaico pelo Programa Reciclocidades, é uma realização da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e do Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Cidades e da Secretaria da Cultura. Tem como parceiros a Vicunha Jeans Identity, Sindroupas, Sindiverde, Pride Casting, KL Models, Fecomércio, Kallil Nepomuceno, Érico Gondim, Instituto Mirante, Kuya Centro de Design do Ceará, Mercado Alimenta CE e Complexo Cultural Estação das Artes. Conta com o apoio da TV Ceará, R7 Plast, Bena Têxtil, Instituto Katiana Pena e Assembleia Legislativa do Ceará.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Banner-Coluna-1
Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz