Sábado (14), a partir das 16 horas, Fortaleza assistirá a apresentação musical na Catedral Metropolitana, com Orquestra de Cordas composta de nove violinos, três violas, dois violoncelos, um contrabaixo e dois trompetes. No repertório, composições natalinas dos grandes nomes da música de concerto, sob a regência do maestro Nadilson Martins Gama. O evento é aberto ao público e gratuito.
Com foco na temática de fim de ano, o evento terá a participação especial do tenor Leandro Cavalcante e da soprano Itauana Ciribelli. O repertório será composto por canções tradicionais como Adef Fidélis, Jingle Bells e Noite Feliz, além de músicas dos períodos barroco clássico e romântico, como o concerto Brandemburguês, de Bach; Pequena Serenata Noturna, de Mozart; e Ave Maria, de Gounod.
Para o maestro Nadilson Martins Gama, a apresentação da orquestra num tradiocional evento na Catedral de Fortaleza é um momento ímpar. “Participar do Concerto de Natal da Catedral Metropolitana de Fortaleza é uma oportunidade única e uma das maiores honras que um artista poderia perceber”, ressaltou.
Formada por músicos do cenário artístico de Fortaleza, a orquestra foi idealizada pelo maestro e violinista Nadilson Gama, a professora Liu Man Ying e pela Rubens Frota Produções Culturais.
Tradição
Realizado há mais de uma década, o Concerto de Natal da Catedral é considerado tradição no calendário natalino do Ceará. O evento surgiu da ideia de valorizar o período natalino, destacando o trabalho de músicos oriundos de orquestras que se reúnem em novas formações e executam um repertório de excelente qualidade por meio de canções que permeiam o imaginário popular.
O evento reúne os mais diversos profissionais, jornalistas, publicitários, apresentadores, produtores e técnicos de imagem e som. Sua realização é coordenada por uma comissão organizadora, que tem à frente o jornalista Rubens Frota. Neste ano, tem como patrocinadores Fiec, Fecomércio-CE, Ecofor, Marquise, Idibra Participações e Rede Shalom de Rádio.