Ceará bate recorde de investimento para primeiro quadrimestre em 2025 e alcança marca de R$ 830 milhões

Na sessão, a Dívida Consolidada Líquida também foi destacada por estar abaixo do nível de encerramento de todos os exercícios desde 2011

O acompanhamento das metas fiscais do Governo do Estado foi realizado durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Os números relativos ao primeiro quadrimestre de 2025 foram apresentados pelo secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes, que destacou o investimento de R$ 830 milhões realizado entre janeiro e abril. Este é o maior valor absoluto registrado em comparação com o mesmo período de gestões anteriores.

“É importante frisar isso porque a gente tem mantido o fôlego, através de uma política fiscal equilibrada, para fazer esses investimentos, que são tão importantes para a população cearense.”, explicou o titular do Fisco durante a exposição.

O diagnóstico da arrecadação estadual apontou para um aumento de 7% na receita do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que já havia registrado uma alta de 18% no ano passado. “Crescer 7% em cima dos 18% é bastante expressivo”.

No decorrer da sessão, a Dívida Consolidada Líquida (DCL) foi outro ponto enfatizado, por atingir 27,1%, a menor porcentagem desde 2011. “Se você olhar o final de período com o primeiro quadrimestre, é o menor resultado da curva dos últimos anos”, acrescentou Gomes.

Demonstração e avaliação

Os indicadores e resultados fiscais previstos para o quadrimestre foram cumpridos na totalidade, segundo os relatórios divulgados pela Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), em atendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Com divulgação periódica, os documentos ficam disponíveis na aba de Transparência e podem ser acessados clicando aqui.

Participantes

A audiência pública foi promovida pela Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação, presidida pelo deputado Sérgio Aguiar (PSB), e tem por objetivo promover a transparência e o debate sobre as finanças públicas cearenses. Os deputados Salmito (PSB), Missias Dias (PT), Guilherme Sampaio (PT), Tin Gomes (PSB) e Guilherme Landim (PSB) também participaram do momento. Pela Sefaz-CE, estiveram presentes a secretária executiva do Tesouro Estadual e Metas Fiscais, Roberta Pita, os coordenadores fazendários Saulo Toscano, Takeshi Koshima e Talvani Rabelo, e o contador-geral do Estado, Roberto Foltz.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Banner-Coluna-1
Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz