Campanha para que livros de autores (as) cearenses sejam vistos como uma ótima oportunidade de presentear alguém foi criada por um grupo de escritores e escritoras cearenses. A ideia é mobilizar leitores de todo o Estado para que percebam que, ao dar um livro de presente, estão levando mais do que um produto: espalham conhecimento, informação, cultura e lazer.
A campanha vai começar justo no período natalino, onde a troca de presentes é maior, mas promete se estender tanto nas datas festivas, como no cotidiano. Na reunião, os participantes ressaltaram a importância da maior divulgação da importância da leitura para pessoas em todas as idades.
A logo do movimento já existe e foi criada durante a reunião pela escritora Francy Lima. O grupo também já começou a planejar as atividades para despertar no público o diferencial que é dar histórias de presente. A primeira ação vai acontecer nas redes sociais. Para a escritora Liduina Vidal, uma das organizadoras do movimento, “será feito um burburinho digital, com todos os escritores envolvidos divulgando um vídeo a partir de um mesmo texto”.
Os autores estão mapeando eventos públicos e privados em que possam encaixar a venda de livros. Estão previstos ainda “arrastões literários” no Centro e na avenida Beira Mar e em outros locais de movimento popular. Entre as ações previstas, está a conversa autor-público, para explicar que “por não ser efêmero, livro é um presente permanente e que pode ser, depois de lido, repassado para outras pessoas”, segundo observou a escritora Ana Márcia Diógenes, que integra o grupo.
A reunião online teve cerca de 12 participantes que, além de trocaram ideias, fizeram uma lista de possibilidades e parcerias que podem acontecer. O grupo está aberto a qualquer escritor e escritora que deseje aderir, inclusive de todos os municípios cearenses. Os contatos podem ser feitos com Liduína Vidal, no telefone/whats app (85) 98805 0741.

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.