A Coluna do Roberto Maciel (quinta, 20.11): “Mutirão racial: Judiciário se encontra com a justiça que deve praticar e defender”

  • Está em curso nos tribunais de Justiça, incluindo o do Ceará, a semana da Consciência Negra e do Mutirão Racial 2025. É uma articulação ampla, coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Diz-se que se trata do “fortalecimento da postura ativa contra o racismo institucional” além de ser um gesto “na promoção da equidade racial no âmbito da Justiça cearense”. No fim das contas, os organismos do Poder Judiciário estão mesmo é reconhecendo que em instâncias várias ainda perambula o mau-espírito do preconceito de raça – algo inconcebível até para as mais rasas noções do que é justiça. Mas considere-se o reconhecimento positivo. Afinal, é da admissão de falhas que se podem encontrar soluções. E falhas como o racismo são originárias de séculos passados. Imagine o quanto de aberrações, que até clamam por reparações históricas, foram cometidas ao longo de tanto tempo assim.

Africanidades

A propósito da Consciência Negra, cujo dia se celebra hoje, a Pinacoteca do Ceará elaborou programação especial. A instituição, no Complexo Estação das Artes (Rua 24 de Maio, 34 – Centro), tem apresentação cultural da Unilab e aula aberta sobre a filósofa e antropóloga Lélia Gonzalez. A partir das 17h.

Sacuda essa coisa!

Shake That Thing” revela força erótica do Blues e combate clichês de melancolia

E é a música preta que define as trilhas sonora e literária da semana. O jornalista e antropólogo cearense Alexandre Rocha lança amanhã, sexta, 21, o sensacional “Shake That Thing – antropologia, história, significação e erotismo no blues”. Alexandre é o estudioso brasileiro que mais conhece do blues, gênero que baseia a arte pop ocidental. O lançamento do livro será no BNB Clube de Fortaleza, a partir das 19h30min.

Palmas!

O protagonismo empreendedor das mulheres está com tudo e não esta prosa. A força do segmento na economia local, considerando micro e pequenos negócios, ganhou homenagem especial do Sebrae e da Prefeitura de Fortaleza. A referência foi o Dia Internacional da Mulher Empreendedora, instituído pela Organização das Unidas (ONU) e transcorrido ontem.

Dojo 13 de Maio

Saiu da cabeça do deputado David Vasconcelos (PL, claro), a ideia de a Assembleia Legislativa do Ceará gastar recursos financeiros e humanos para homenagear uma equipe de jiu-jitsu criada há 30 anos no Rio de Janeiro e que mantém a matriz lá. Essa empresa nem tem academia própria no Ceará, mas apenas licenciadas – como se fossem franquias. A solenidade foi realizada ontem.

Seu bolso

O dinheiro do contribuinte cearense, que deveria estar a serviço do Ceará, foi usado pelo bolsonarista David Vasconcelos para fazer média com um empreendimento que, acredite, não tem vínculo profundo com o Estado. E ainda tem presença no questionável e sanguinolento esporte chamado “MMA”.

Mimo

Os donos da tal “Nova União Brazilian” são bolsonaristas com faixa na cintura. André Pederneiras chega a xingar Lula (“Só fala merda”, costuma atacar o presidente nas redes sociais). Ele e o sócio, Wendell Alexandre, organizaram em 2020, com outros lutadores, a entrega de uma faixa preta fake a Jair Bolsonaro.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz