A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor)já definiu a programação cultural de dezembro, um mês com atividades gratuitas que movimentam os equipamentos vinculados à Pasta e espaços parceiros na cidade. Entre os destaques da agenda estão o Mercado da Indústria Criativa e o Festival Elos, em Fortaleza dos dias 4 a 7, além de exposições, cursos, oficinas, concertos, atividades para o público infantil e natalinas.
Na Vila das Artes, a Escola de Circo promove o curso “The Performance Workshop aqui e agora: Fortaleza 2025”, com Michele Minnick, além do curso “Anatomia aplicada à flexibilidade e contorção”, com Shayana Santos, ambos com inscrições encerradas. Pela Escola ainda ocorre o início do curso “Laboratório de Improvisação em Palhaçaria”, com Neto Holanda. A programação da Escola de Artes Visuais inclui a oficina “Híbrida Grafia: laboratório de estamparias experimentais”, com Themis Memória, e as oficinas “Sankofas: bordado e ancestralidade afro-brasileira” e “O lambe-lambe de jornal: do ateliê para a rua”, com Saulo Monteiro, todas com inscrições encerradas.
A Casa do Barão de Camocim promove a atividade infantil Ser Criança no Sobradinho e o encerramento da exposição Um Fio Puxa Outro, com Black Fuá.
O Centro Cultural Belchior recebe a abertura da exposição Brasileirismo, de Olavo Santos, e os showcases de música do Elos Acelera, plataforma do Festival Elos, dentro da programação do MICBR. O equipamento também abriga o Conexão 4RTIN, o For Pride Festival, a Noite de Cais (destaque para Edmar Gonçalves, na foto) e o Festival Alucinação Hip Hop, além da Festa Miragi.
O Teatro Antonieta Noronha integra a programação com apresentações do 15º Festival de Teatro Popular de Fortaleza e a exibição do filme “Filosofia de Boteco”. O equipamento também recebe a apresentação do Coral Infantil do Curió. Já o Teatro São José recebe atividades formativas como oficinas e painéis de mercado do MICBR, de 4 a 7 de dezembro, além dos espetáculos: A Bela e a Fera, O Expresso Polar, Gotinhas do Bem, apresentações da Escola Marcelino Câmara, a Cantata Natalina da Fundação Raimundo Fagner, e a apresentação da Scarlet Academia de Dança com A Pequena Sereia. O espaço recebe ainda o espetáculo da Escola de Ballet Estefany Oliveira.
A Biblioteca Pública Herbênia Gurgel recebe a exposição da decoração de Natal e a mostra de leituras natalinas. A programação inclui ainda oficinas criativas, como a Produção de Cartão Natalino, Enfeite para Árvore de Natal, Globo de Neve e o Bingo Natalino. A Biblioteca Dolor Barreira participa da agenda com Contação de Histórias, sessões do Cine Trash e leituras do conto A Missa do Galo, de Machado de Assis. Já na Biblioteca Cristina Poeta, o mês inicia com a Exposição de Presépio Natalino e segue com atividades como a apresentação do Pastoril Alto de Natal, além de ações de leitura e atividades temáticas sobre manifestações tradicionais no ciclo natalino e o Dia “D” do Escambo Literário.
A programação do mês natalino conta ainda com a Zen Feira Criativa no Passeio Público e o Tá Meio Musical esse Ambiente, com o Maracatu Solar, desta vez no Parque do Cocó, espaço parceiro.

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.