A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de movimentação na cidade, com leitura, formação, inscrições abertas, cinema e folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a economia criativa e celebra a diversidade das expressões culturais da capital.
O Centro Cultural Belchior (foto acima) apresenta agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contará com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz de terça a sábado, das 9h às 21h, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnicas de criação em Libras, ampliando o acesso e a inclusão cultural. Além disso, o espaço integra a programação do Pré-Carnaval de Fortaleza 2026.
A Biblioteca da Vila das Artes promove a ação Vem pra Biblio!, reunindo atividades lúdicas e culturais como jogos de tabuleiro, gincana literária, feira do livro e o Bibliocine, com uma maratona de animes. A participação ocorre por ordem de chegada.
Na Biblioteca Pública Herbênia Gurgel acontece roda de leitura do livro “Alegria”, de Milton Berger, seguida de uma oficina criativa de máscaras carnavalescas, convidando o público infantil e famílias a mergulharem no universo da leitura e da criação artística.
Já a Biblioteca Pública Dolor Barreira exibe mais uma sessão do Cine Trash, com os filmes Street Fighter – O Original (1974) e Punho da Estrela do Norte (1986), ampliando o diálogo entre cinema, cultura pop e ocupação cultural do espaço público.


Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.