Jovens buscam oportunidades no exterior e destacam intercâmbio no Canadá

Jovens buscam oportunidades no exterior e destacam intercâmbio no Canadá

A instabilidade econômica brasileira tem incentivado os jovens a procurarem novos desafios em outros países. Mesmo com a alta do dólar, o caminho mais procurado tem sido o Canadá por oferecer facilidades e bolsas parciais de estudo. De acordo com Victor Freire, diretor da agência World Study, é possível realizar o sonho de morar fora, estudar e trabalhar de forma legal o Canadá.

“O Canadá é um dos destinos mais procurados, principalmente, por estar aberto a um plano de imigração através dos Estudos, onde o aluno consegue permissão para trabalhar, adquirindo uma experiência internacional no curriculum, além de um mercado de trabalho aquecido”, afirma o especialista.

PROGRAMA DE ESTUDO E TRABALHO

Victor Freire explica que os programa de estudo e trabalho no Canadá (Co-Ops, como são conhecidos) vem ganhando espaço dos jovens cearenses nos últimos anos, pois é uma opção que atende não só o lado pedagógico para aprender uma profissão, mas também oferece a resolução de cases reais como parte dos estudos.

“Além disso, oferece oportunidade de realizar um estágio remunerado na área, como é o caso do programa que, na escola Arbutus College, obteve 95% de índice de colocação profissional, mesmo durante a pandemia”, afirma Alexandre Feres, gerente da Arbutus College.

Neste tipo de curso, o estudante tem a oportunidade de desenvolver seu inglês ao máximo, pois além de ter como colegas estudantes de todas as partes do mundo, o aluno ainda tem a oportunidade de trabalhar, com remuneração, no Canadá, levando a aplicação do inglês e das matérias estudadas a um próximo nível.

SOBRE O ARBUTUS COLLEGE

Arbutus College se caracteriza por ofertar cursos com uma média de um ano, com período de ensino teórico, e período prático, em estágio na área estudada. “Realizar um curso técnico e ter a oportunidade de participar de um estágio na área é a melhor maneira de vivenciar ao máximo a experiência no exterior.

Alexandre Feres lembra que essa não é uma oportunidade para todo mundo, uma vez que os estudantes devem estar preparados para viver uma nova realidade, procurando, muitas vezes, colocações abaixo do que costumam ter no Brasil, a princípio.

“Mas, o Canadá oferece ótimas oportunidades profissionais, praticamente em todas as áreas, e nossos estudantes costumam ter um crescimento profissional rápido no país.” diz Alexandre Feres, ex-intercambista e gerente de marketing da Arbutus College no Brasil. “Esse período de se restabelecer em um novo país pode parecer um pouco assustador para alguns, mas traz consigo os melhores aprendizados e momentos incríveis que só um intercâmbio pode trazer para você”, completa.

O passo inicial, segundo o gerente da escola, é definir onde a pessoa deseja estudar, pois isso definirá o tipo de visto que será aplicado.  O passo seguinte é a aplicada uma avaliação pela instituição escolhida, o que pode levar de uma semana ou até dois meses.

Para isso é feita a aplicação para a instituição escolhida, que pode levar de uma semana até dois meses, dependendo da instituição. Para o estudante se matricular em um College, como a Arbutus College, ele precisa ser graduado no Ensino Médio, ter mais de 18 anos, ter passaporte e inglês intermediário. Ao chegar no Canadá o estudante tem direito a estudar e trabalhar, 20 horas semanais em cada, desde a chegada.

Os primeiros empregos são por conta dos alunos “É muito comum o estudante começar a trabalhar logo nas primeiras semanas, seja por indicação de emprego de colegas da escola, ou procurando por empregos sozinhos, os estudantes brasileiros, geralmente, não ficam sem emprego por muito tempo”, segundo Alexandre Feres.

Os programas têm duração variada, mas os mais buscados são os cursos a partir de um ano por contarem com o programa de colocação profissional remunerada. Este tipo de curso com duração de um ano é oferecido somente na área de Gerenciamento de Negócios e Gestão de Hospitalidade. O college também oferece programas de Negócios Internacionais e Marketing com opções com colocação profissional remunerada, a partir de dois anos de duração.