Tecnologias ampliam diversificação de empresas

A transformação digital está ampliando as possibilidades dos negócios e diversificando o modo como o varejo e as indústrias trabalham. Pensando sempre na satisfação do comprador, a STANDOUT, martech referência em inteligência em trade marketing digital que auxilia as indústrias a falarem diretamente com os seus públicos nas páginas de produtos dos e-commerces, revela que vitrines digitais com informações detalhadas podem gerar um aumento de 60% nas vendas de produtos.

De acordo com Emerson Spina, CCO da empresa Standout, o Mapa de Calor, também conhecido como heatmap, é uma das formas mais eficientes de escuta ativa. “É por meio do mapa de calor, nativo em todas as nossas vitrines digitais, que as marcas “escutam” seus consumidores. A solução permite que a indústria veja e “ouça” seus clientes de acordo com os seus hábitos de navegação nas páginas de produto. Os conteúdos enriquecidos geram mais interesse e engajamento durante a navegação e por isso resultam mais conversão em vendas”, conta.

O mapa de calor é gerado a partir da interação do consumidor com a vitrine digital e o resultado é disponibilizado para a indústria através de uma imagem intuitiva formada por graduação de cores sob a própria vitrine. Por meio dessa solução, as indústrias conseguem insights para desenvolver, testar e implantar novas abordagens, pensando no interesse e satisfação do consumidor. “As áreas com maior engajamento apresentam cores quentes, demonstrando que o cliente se interessou por aquele conteúdo. Para as áreas com menos calor, é possível que elas repensem a comunicação e mude o que menos impactou o consumidor”, esclarece Emerson.

Uma pesquisa feita pela Neotrust aponta um crescimento de 12,6% no e-commerce brasileiro no 1º trimestre de 2022, o que representa um faturamento de R$ 39,6 bilhões ao comércio digital. Ainda que os números sejam expressivos, entender o comportamento e o hábito do consumidor nas vitrines digitais disponíveis nos e-commerces, apoia as indústrias na comunicação e na melhoria da experiência do seu consumidor, além de auxiliar em decisões estratégias no comércio digital.