Engenheiros debatem como implantar indústria de semicondutores no Brasil

Engenheiros debatem como implantar indústria de semicondutores no Brasil

Será realizado nesta terça-feira (28.11), a partir das 13 horas, em São Paulo, o seminário “Como estabelecer uma indústria de semicondutores no Brasil”. Promovido pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), o evento abordará dois aspectos considerados cruciais na discussão: as possíveis estratégias empreendedoras a partir de investimentos públicos e privados e desenvolvimento da tecnologia necessária, além da qualificação da mão de obra.

Partindo do princípio que a iniciativa, para ser bem-sucedida, exige concerto de esforços que reúna Estado, setor empresarial e universidades, a atividade contará com a participação de representantes dos três segmentos, que traçarão um panorama das demandas, obstáculos e, principalmente, das possibilidades de avanços. 

“Esse seminário pretende dar efetiva contribuição à discussão, daí a prioridade em contar com os atores relevantes para o tema, incluindo empresas, autoridades e pesquisadores de alto nível”, afirma Murilo Pinheiro, presidente da FNE e também do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, cujas instalações sediarão a atividade.

Para o dirigente, apesar de haver desafios relevantes, produzir semicondutores no País, e não somente fazer o seu encapsulamento como ocorre hoje, é plenamente possível, tendo em vista a disponibilidade de capital intelectual e de matéria-prima, além da demanda interna. “É preciso enfrentar a questão para que o Brasil dê um salto relevante no seu desenvolvimento”, conclui.