A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 24.2): Futebol e política se discutem, sim – sobretudo se ameaçam vida e Democracia

A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 24.2): Futebol e política se discutem, sim – sobretudo se ameaçam vida e Democracia

  • O futebol está copiando a política ou a política copia o futebol? O atentado sofrido por jogadores e comissão técnica do Fortaleza Esporte Clube em Recife (PE), na noite de quarta-feira, cometido por torcedores do Sport, é (mais um) indicativo de que o limite da intolerância foi há muito ultrapassado. E de que é necessário aprumar rumos para promover justiça e civilidade. A gravidade do crime dos rubronegros pernambucanos, embora similar a outros casos e sem relação direta com o terrorismo de 8 de janeiro de 2023, em Brasília, tem o mesmo feitio de ódio. A banalidade do mal, chamaria assim Hannah Arendt, é que deve ser combatida com força extrema pelas instituições. Num País onde um presidente já defendeu a violência gratuita e elogiou torturador, atacou minorias e ameaçou brutalmente outras autoridades, onde beneficiou a disseminação de armas; onde uma deputada, de pistola em punho, perseguiu um homem em ruas movimentadas, pode parecer pouco a torcida (parte da torcida, corrijo logo!) de um time massacrar jogadores do outro. Mas não é. Onde delinquentes lunáticos invadem e destroem as sedes dos poderes constituídos, planejando enforcar ministros da corte suprema da Justiça, pode soar como de menor gravidade uma quizila esportiva. Mas não é. Se essa é a hora para por fim a toda essa estupidez, com educação e cadeia, que não se perca tempo.

A propósito
No mesmo país onde se defendem execuções, armamento indiscriminado e linchamentos surgem movimentos para tirar do poder, dessa vez por impeachment e não por prisão fraudulenta, o presidente que acusou haver genocídio em curso na Faixa de Gaza. E que mostrou que o governo de Israel faz com os palestinos o mesmo que os nazistas fizeram contra os judeus.

Solidariedade


Ex-dirigente do Ceará, arquirrival do Leão do Pici, o deputado Evandro Leitão (PT) foi o primeiro a se solidarizar com os tricolores: “Minha solidariedade a toda a delegação do Fortaleza EC, em nome do CEO Marcelo Paz, pelo inaceitável ataque violento sofrido ontem à noite, em Recife (PE), por torcedores do Sport. Desejo pronta recuperação aos atletas feridos”. E arrematou: “Futebol é espaço para diversão e alegria, não combina com episódios como este. Que os responsáveis sejam identificados e punidos o mais rápido possível”.

Paixão nacional, visse?
A governadora de Pernambuco também não se calou. “O futebol é uma paixão nacional e deve sempre unir as pessoas, jamais ser palco para atos violentos. O episódio com o time do Fortaleza é lamentável e será apurado com todo vigor. Como torcedora e pernambucana, fico triste e envergonhada”, escreveu, tucanamente, Raquel Lyra.

Uma força
A propósito do atentado, a Defensoria Pública do Ceará registrou: “Prestamos solidariedade aos jogadores, dirigentes, familiares e aos torcedores do tricolor cearense. Aos torcedores que necessitarem da Defensoria Pública durante os jogos realizados em Fortaleza, a Defensoria informa ainda que possui defensores e defensoras atuando no Juizado do Torcedor dentro ou nas dependências dos estádios. As atividades do Juizado do Torcedor iniciam-se uma hora antes do jogo e se encerram quando todos os fatos se encontrarem analisados”.

Outra força
O Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor), do Ministério Público do Ceará, distribuiu nota em que diz que “repudia o ato de violência praticado contra os atletas do Fortaleza Esporte Clube”. O MP diz, ainda, que adotará as “providências cabíveis a fim de que os envolvidos no atentado sejam devidamente punidos. Ao lado do Ministério Público do Estado de Pernambuco, o órgão acompanhará as investigações para identificação e posterior punição dos responsáveis pelo ato criminoso”.

Barreira
Mais: “O MP também acionará Confederação Brasileira de Futebol para que, no âmbito da Justiça Desportiva, sejam aplicadas punições ao Sport Club do Recife e às torcidas organizadas possivelmente envolvidas no ato de violência. Além disso, o Nudtor estuda a possibilidade de impedir a presença da torcida visitante do clube pernambucano em jogos ocorridos no Estado do Ceará até que os incidentes desta quarta-feira sejam elucidados”.

Duas caras

Jair Bolsonaro fará ato amanhã na Avenida Paulista. Diz que quer se defender dos crimes pelos quais é investigado pela Polícia Federal, inclindo o golpe frustrado em 8.1. Mas perdeu grande oportunidade de, na dita PF, fazer a tal “defesa” em interrogatório diante das autoridades.

Duas falas
Fala de Ciro Gomes em outubro de 2023 (veja em https://twitter.com/ocafezinho/status/1760969110618308763): “Qual é a profunda diferença, em termos práticos, entre o Gueto de Varsóvia, ou os campos de concentração onde a bestialidade nazista sacrificou judeus, e o que Netanyahu está fazendo na Faixa de Gaza?” Agora, para Ciro, o que Lula falou sobre o genocídio em Gaza foi “uma imensa bobagem” que “não guarda a menor coerência com a questão histórica. Só ajudou o Netanyahu”. Comentário do jornalista Miguel do Rosário, no site O Cafezinho: “Se é pra ser contra Lula, Ciro faz oposição até a si mesmo”.