Saneamento rural gerido pelo Sisar é referência em caderno da Funasa

Saneamento rural gerido pelo Sisar é referência em caderno da Funasa

O Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), que tem como objetivo garantir o acesso à água potável e saneamento básico para comunidades rurais, foi incluído como referência de gestão bem sucedida no caderno didático do projeto Proágua Rural. A publicação foi lançada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no último dia 22 de março, e servirá como manual para garantir a sustentabilidade dos sistemas de água em comunidades rurais do Nordeste.

Foram lançados três cadernos com a colaboração de diversos profissionais, entre eles Alyne Lima, técnica em operações da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), bolsista do projeto e autora dos cadernos de “Operação e Monitoramento” e “Gestão”.

“O Sisar é um dos pontos fundamentais do caderno de Gestão pelo empoderamento da comunidade através da gestão compartilhada e da cooperação. As associações atuam em conjunto para o desenvolvimento de projetos de capacitação, além do efetivo acompanhamento tanto dos sistemas simplificados de abastecimento de água como dos sistemas de abastecimento de água coletivo”, explica Alyne.

Os exemplares em formato físico serão entregues gratuitamente aos 70 municípios participantes do projeto, além das unidades do Sisar e prefeituras municipais. No Ceará, os municípios contemplados são: Araripe, Missão Velha, Mauriti, Farias Brito, Cedro, Tamboril e Bela Cruz.

O material pode ser acessado aqui. https://proaguarural.com.br/