A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 27.4): Ciro, predador político, ataca a presa mais inofensiva

A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 27.4): Ciro, predador político, ataca a presa mais inofensiva

  • O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), derrotado quatro vezes em tentativas de chegar à Presidência da República, investiu novamente contra a senadora Janaína Farias (PT). Chamou-a de “cortesã” em entrevista à TV Jangadeiro. É evidente que não se pode ou se deve esperar compostura ou comportamento minimamente respeitoso de Ciro a mulheres – já chegou a agredir com virulência semelhante, por exemplo, a então companheira, a atriz Patrícia Pillar. No entanto, é legítimo que se busque entender a estratégia do fracassado candidato. Sem espaços na política local ou nacional, ele tenta agradar bolsonaristas e quetais com um linguajar de botequim, tentando aplicar sobre as palavras que usa um verniz conservador. Ciro usa a tática do predador, que procura atacar membros vulneráveis de manadas e, assim, garantir a refeição do dia. Imagina-se que ache que Janaína é frágil, que vai ouvir os rosnados calada, e que poderá intimidar os adversários que julga ter de Sobral a Fortaleza. Na política vale tudo? Vale enxovalhar a reputação das pessoas? Ciro está errando no método e na dose.

Silêncio constrangedor
O PT do Ceará está calado, quietinho, diante das repetidas violências de Ciro Gomes contra a senadora Janaína. Não apenas nos parlamentos, mas também nas instâncias internas ou nas camadas mais das bases do partido. Há no meio político dois questionamentos que serve a ambos: 1. Por quê?; 2. Até quando?

Uma luz
A Secretaria da Educação do Ceará marcou para segunda e terça-feira próximas a atividade “Escola: Espaço de Reflexão”. A ideia é mobilizar escolas da rede pública estadual para debater a formação crítica e reflexiva dos estudantes, tendo o tema “Equidade de Gênero e Proteção às Mulheres” como gerador de ações pedagógicas. Segue-se no ensino, como se percebe, rumo oposto ao de Ciro Gomes.

Sarto vai à feira
A Prefeitura de Fortaleza lançou licitação para comprar frutas e verduras para alimentar os animais abrigados no Zoológico Sargento Prata. A lista de compras inclui jerimum, batata doce, banana, chuchu, beterraba, agrião, abacaxi, acerola, maracujá, brócolis, entre outros itens.

Vá entender!
Amanhã tem nova edição do evento “Vem pra Alece”, da Assembleia Legislativa do Ceará. Trata-se de uma megaoperação de prestação de serviços pela Casa. Ações de cultura, saúde e cidadania ganham projeções de proporção idêntica. E acredite: há na instituição quem critique o evento e defenda o contrário – uma política de isolamento do público.

No quadro
Uma das estrelas da programação do “Vem pra Alece” é um aulão na iniciativa Alcance Enem aberto ao público, a se realizar a partir das 8 horas no o auditório João Frederico Ferreira Gomes. A finalidade do Alcance é preparar estudantes para os desafios dos vestibulares mais concorridos do País.

Pode preparar a lona
A Comissão de Relações Exteriores do Senado fará audiência para ouvir María Corina Machado (abaixo), nome da oposição ao governo da Venezuela. Os senadores bolsonaristas Esperidião Amin (PP-SC), Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e Sergio Moro (União-PR) assinaram o requerimento, mas não definiram data. Desde 2019 essa turma tenta provocar atrito com Nicolás Maduro.

Placar morno
E o que há de novo? Nada, absolutamente nada! Em setembro passado, Corina esteve na mesma Casa, só que na Comissão de Segurança Pública. Não se tirou nem pôs um grama sequer no peso das relações políticas do Brasil com a Venezuela. O nome disso é zero a zero.

Risco
A Prefeitura de Fortaleza está brincando com fogo. E vai contratar parceria público-privada para “administração, manutenção, conservação, requalificação”… e tchan, than, tchan, tchan!… “exploração comercial de 10 terminais” de ônibus. Se der certo, ok. Mas se azedar, pode ter certeza que pegará mal que só em ano eleitoral.