Sebrae/CE e ArcelorMittal renovam parceria para capacitar empreendedores em São Gonçalo do Amarante e Caucaia 

Sebrae/CE e ArcelorMittal renovam parceria para capacitar empreendedores em São Gonçalo do Amarante e Caucaia 

O Sebrae/CE e a ArcelorMittal renovaram, por mais três anos, a parceria para investimentos conjuntos no Programa Território Empreendedor, que chegou ao 4º ciclo de trilhas de capacitações. A solenidade foi realizada no Sesc Iparana Ecoresort, em Caucaia, reunindo cerca de 100 pessoas, entre empresários, lideranças comunitárias e moradores. A partir deste mês de maio, até o ano de 2026, serão geradas centenas de vagas em cursos, palestras, consultorias e workshops gratuitos para moradores de São Gonçalo do Amarante e Caucaia.

O objetivo do Território Empreendedor é promover a geração de emprego e renda a partir do empreendedorismo e fortalecer a cadeia produtiva de serviços locais. Em 10 anos de existência, o programa já beneficiou mais de 3 mil cearenses, por meio da formação empreendedora para diversos públicos: estudantes, mulheres, microempresas e novos empreendedores.

O CEO ArcerlorMittal unidade Pecém, Erick Torres, comemorou os resultados testemunhados no evento por participantes do programa. “Para nós, é uma enorme alegria dar protagonismo a esses empreendedores. Ficamos muito satisfeitos em ouvir tantos depoimentos de pessoas que nos falam o quanto o Território Empreendedor ajudou a transformar a vida delas. Já temos esse trabalho há 10 anos. É um programa sólido e que já tem se mostrado frutífero e proveitoso. Pra gente é mais que um programa, é um valor pra ArcelorMittal ver o desenvolvimento das pessoas”, afirmou o gestor.

Segundo o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, a realização do programa, que comemora 10 anos de existência, já é um case de sucesso. “A cada ciclo, ele vem aprimorando as atividades, contribuindo para o fortalecimento dos pequenos negócios e ampliando o número de participantes. E, aonde a gente vai no Brasil, onde temos a oportunidade, a gente conta a história deste território empreendedor. Temos aqui um ecossistema, onde todas as atividades estão conectadas e, portanto, podem ser fortalecidas e aprimoradas, visando o desenvolvimento sustentável e duradouro aqui deste território”, explicou.

Neste 4ª ciclo, o Território Empreendedor conta com o apoio também da Casa do Empreendedor, da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, e do Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação, da Prefeitura de Caucaia ‍(Cateq). A Rochelli Lima, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, conta que o programa tem cooperado com a evolução do comércio local. “Estamos hoje aqui fortalecendo esse laço. A ArcelorMittal faz esse serviço na comunidade com muito êxito, beneficiando especialmente as mulheres. É uma empresa gigante, incrível e que realmente chega junto da comunidade e da prefeitura. Ela sempre se dispôs a estar na comunidade para ouvi-la e ter um novo olhar”, destacou.

Aulão inaugural


A programação foi encerrada com a aula inaugural das novas turmas de Gastronomia, Beleza e Serviços. Ao todo, 120 alunos foram contemplados com a capacitação gratuita. Os presentes ganharam kits com blusa, sacola, caneta e bloco, para o início das trilhas de 126 horas de capacitações, que serão ministradas em 3 módulos.

Entre os novos alunos está o Jonathas Nogueira, de 40 anos, que mora no Centro de Caucaia. Ele é chefe de cozinha e trabalha no segmento há 15 anos. Após a primeira aula, as expectativas com o curso foram ampliadas. “Eu tô muito emocionado, mas com um coração bastante grato. Ter a parceria de uma empresa desse porte, desse tamanho, faz com que a gente possa crescer cada vez mais. Essa proximidade que a ArcelorMittal tem com a comunidade é o que atraiu a gente mais pra perto”, compartilhou.

O Jonathas se inscreveu no Território Empreendedor por incentivo do Jonas Barbosa, também de Caucaia, que participou do programa em 2017. Ele já tem uma padaria há 10 anos, a “Delícias do Trigo”, e hoje multiplica seus conhecimentos trabalhando como consultor. Na época, o estímulo para participar do programa veio da família. “Meus filhos que me convenceram. Eles disseram que eu tinha que fazer o curso, e realmente valeu a pena. Eu fui em busca de conhecimentos na parte de administração, mas melhorei na parte técnica também. Aprendi muita coisa com os professores. Primeiro tem que ter essa conscientização, de que você precisa”, relembrou Jonas.