Brasil e China analisam em evento na Fiec oportunidades de comércio e investimentos no Ceará

Brasil e China analisam em evento na Fiec oportunidades de comércio e investimentos no Ceará

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), com apoio do Governo do Ceará e Embaixada da China no Brasil e de Apex Brasil, FIEC/CIN, Federação das Câmaras de Comércio Exterior, Associação de Comércio Exterior do Brasil, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará e Agência de Desenvolvimento do Ceará , realizarão mais uma iniciativa do projeto “Encontro de Oportunidades China-Brasil: Novas rotas para um novo tempo”, na FIEC, em Fortaleza, na próxima segunda-feira, 27 de maio.

A relação diplomática entre o Brasil e a China tem sido historicamente caracterizada por laços comerciais e cooperação em diversas áreas. Os dois países estabeleceram relações diplomáticas em 1974, durante o governo do presidente Ernesto Geisel, e desde então as duas partes têm cooperado em diversos setores, como comércio, investimento, agricultura, educação, ciência e tecnologia.

Além das relações comerciais, os dois países têm buscado a cooperação em diversas áreas, como ciência e tecnologia, educação, cultura e turismo, e promovido intercâmbios e parcerias.

“Olhar para o passado como forma de compreender o presente e iluminar novas rotas para trocas futuras: o Brasil tem, na China, seu maior parceiro comercial desde 2016. E o volume de vendas entre os dois parceiros se multiplica ano a ano. O Encontro apontará novas oportunidades, áreas de sinergia ainda pouco exploradas e outras que podem crescer”, afirma Eduardo Teixeira, Diretor e Coordenador de Eventos da Agência Brasileira de Imprensa – AbraPress.

Na programação terá visita guiada ao Complexo do Pecém, exposiitores, palestras, pronunciamento de autoridades como, Governo do Estado do Ceará, presidente da FIEC e do Vice-presidente da Federação de Câmaras de Comércio Exterior – FCCE e Adece – Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará e coquetel de lançamento do livro China Brasil 50 Anos de Diplomacia – Novas rotas para o novo tempo.