Série especial: “Empreendedorismo – Parcerias apontam direções para pequenos negócios no Ceará”

Série especial: “Empreendedorismo – Parcerias apontam direções para pequenos negócios no Ceará”

Por Roberto Maciel, editor do Portal InvestNE:

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas empresas (Sebrae) elegeu a formação de parcerias como estratégia operacional no Ceará. E, nesse sentido, vem firmado ações conjuntas com instituições públicas e do terceiro setor.

A iniciativa visa ao fortalecimento de laços que já há entre o BNB e o Sebrae, mas indica também a retomada de diálogos institucionais em torno da recuperação da economia.

Tem a mesma orientação a cooperação técnica entre Sebrae-CE e Câmara Municipal de Fortaleza, firmada ainda em maio. A definição é de Cartaxo: “É um aprofundamento dos serviços prestados e isso só fortalece os nossos microempreendedores”. O superintendente do Sebrae lembra também que a Câmara está reformulando ações de prestação de serviços “e se coloca nos eu papel de representante da sociedade fortalezense no apoio às pequenas empresas, em especial ao microempreendedores”.

Ao mesmo tempo em que a Câmara Municipal abre espaços físicos e viabiliza outros atendimentos para o empreendedorismo e os pequenos negócios, o Sebrae-CE assegura expertise e apoio técnico na prestação de serviços. E faz sentido. Fortaleza tem hoje mais de 300mil empreendedores cadastrados pelo Sebrae, agora com os desafios da qualificação e da capacitação, além da formalização.

A parceria entre Sebrae-CE e Câmara de Fortaleza já soma 14 anos. “Fortaleza é uma cidade que vem se desenvolvendo acima da média em números econômicos; é a que gera mais empregos do Nordeste, o maior PIB do Nordeste, o maior orçamento público do Nordeste e a cidade que mais se capacita no Brasil. Tudo isso é construção de muitos atores e feito a muitas mãos”, explica o presidente da Casa, vereador Gardel Rolim.

Em outra frente, o Sebrae desenvolve parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará, entidade de natureza privada. E lançaram o Empretec Rural, programa para empresários e futuros empreendedores do agronegócio, visando a pequenas propriedades rurais como as de produção vegetal (hortifruticultores, produtores de grãos e de reflorestamento), de produção animal (criadores de gado, suínos, frango etc) e de aquicultura.