Porto Iracema das Artes inscreve para formação básica em Artes Visuais, Audiovisual e Artes Cênicas

Porto Iracema das Artes inscreve para formação básica em Artes Visuais, Audiovisual e Artes Cênicas

A Escola Porto Iracema das Arte, da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) – anuncia a abertura das inscrições para o Programa de Formação Básica em Artes Visuais, Audiovisual e Artes Cênicas. Coordenado por Edilberto Mendes, os cursos, nesta edição, ganham a temática “Poética das Confluências”, inspirada na poesia de Nêgo Bispo. Dessa forma, a oportunidade surge como um convite para um mergulho rico e complexo, onde a criação poética não está limitada a uma única tradição, estilo ou forma, mas é enriquecida pela integração de múltiplas influências e elementos. É uma expressão que celebra a diversidade e a interconexão no campo da arte.

O Programa de Formação Básica do Porto Iracema das Artes é voltado para estudantes ou egressos da rede pública com idades entre 15 e 29 anos e tem, como objetivo, iniciar o aluno no mundo das artes e da produção cultural. Esse ano, cada programa ofertará 10 bolsas de R$ 200, por módulo cursado, para participantes em situação de vulnerabilidade social.

Os cursos são estruturados por percursos formativos que propõem um conjunto de módulos de aprendizagem independentes, mas interligados, de maneira a construir uma experiência formativa de iniciação às artes que conecta o estudo das noções básicas das linguagens artísticas aos debates e temas que envolvem a existência e a autoafirmação das juventudes na atualidade, estimulando, assim, a conexão das pessoas com seus próprios territórios, narrativas e recursos.

Em suma, a formação básica procura constituir experiências que relacionem os estudantes à vida social, expandindo seus possíveis, alargando as possibilidades de ver, ouvir, sentir e conhecer. Em termos estruturais, ainda, o Programa de Formação Básica compreende três trajetórias distintas: os percursos em Artes Visuais, Audiovisual e Artes Cênicas. Cada percurso inclui experiências de fruição e criação artísticas, bem como indicações de possibilidades de profissionalização no campo artístico, a partir da especificidade de sua linguagem, seus meios de produção e repertórios próprios. Cada percurso é sistematizado em três momentos, descritos assim.

CONHEÇA OS PROGRAMAS

Programa de Artes Cênicas – 150 h/aula – 30 vagas

Coordenadora – Maíra Abreu

O teatro é uma forma de arte coletiva que envolve múltiplas linguagens, como o corpo, a voz, o figurino, o cenário, a dramaturgia e a iluminação. Sendo assim, o Percurso de Teatro oferece um caminho de aprendizado e iniciação nas práticas teatrais, explorando diversas abordagens nessa forma de arte. Sua estrutura abrange referências do teatro brasileiro em sua diversidade, ressaltando a importância da construção de narrativas como elemento fundamental da cena teatral, além do diálogo com aspectos visuais e poéticos e a interação com artistas, grupos e coletivos de diferentes contextos e conhecimentos. O objetivo desse percurso é exercitar a criação, a experimentação e a discussão da cena teatral de maneira abrangente, estabelecendo conexões com as vivências culturais de cada estudante.

Programa de Artes Visuais – Fotografia e suas Artesanias – 176h – 30 vagas

Coordenador: Felipe Camilo

Os percursos propõem a iniciação às Artes Visuais a partir da experimentação de diferentes linguagens, suportes, materiais, espaços e gestos de criação. Os encontros e partilhas entre jovens e artistas-mediadores disparam projetos artísticos envolvendo desenho, pintura, colagem, textos, fotografia e outras expressões. Organizados em dois eixos – Desenho, Colagem e Pintura e Fotografia Digital – os percursos têm o objetivo de estabelecer conexões entre teorias, exercícios de criação e as subjetividades das turmas de jovens, almejando o fortalecimento do diálogo direto com a cidade, a produção contemporânea e o campo das Artes Visuais, com toda a sua heterogeneidade.

Programa Básico em Audiovisual – 150h – 30 vagas

Coordenador: Déo Cardoso

De natureza introdutória, visando tanto a compreensão conceitual da arte cinematográfica quanto a prática técnico-criativa de sua realização, o percurso básico em audiovisual convida as pessoas participantes a conhecerem os processos fundantes da criação narrativa via imagem e som. Assim, dividido em três áreas estéticas – Visualidades, Sonoridades e Montagem – o percurso básico visa capacitar as pessoas a se apropriarem das ferramentas de criação audiovisual dentro de cada área, proporcionando experiências e experimentações artísticas que nascem da própria bagagem estética-cultural da pessoa participante, que pode transitar entre a criação individual e coletiva, criando assim um ambiente propício para a partilha simbólica e afetiva que enriquecem a linguagem. Ao final do percurso, a participante terá uma compreensão básica e intermediária dos fundamentos da linguagem audiovisual, estando apta a imergir ainda mais nas variadas possibilidades criadoras desta linguagem.