Programa abre inscrições para mais de 2 mil vagas em cursos de Tecnologia no Ceará

Programa abre inscrições para mais de 2 mil vagas em cursos de Tecnologia no Ceará

Seguem até 10 de junho, segunda-feira próxima, as inscrições para 2.200 vagas em cursos gratuitos de qualificação em Tecnologia no Ceará. A oportunidade faz parte do programa “Residência em TIC 20/Capacita Brasil/C-Jovem”, uma parceria entre os governos federal e estadual que formará milhares de cearenses para atuarem no mercado de novas tecnologias.

As capacitações disponibilizadas pelo programa neste primeiro momento são “Trilha de Ciência de Dados” (1.600 vagas) e “Trilha de Full Stack” (600 vagas), ambas em formato remoto. O público-alvo são estudantes de escolas, institutos e universidades localizadas em território cearense.

A iniciativa é coordenada nacionalmente pela Softex. No estado, a nível de C-Jovem, o programa está sendo articulado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), com a participação de diversos parceiros.

As aulas deverão se iniciar em julho. Novas vagas, em vários cursos, serão lançadas e divulgadas em breve.

*Como se inscrever*- Os interessados precisam se enquadrar nos seguintes pré-requisitos: matriculados no ensino médio (regular, integral e profissionalizante); no técnico-subsequente; recém-formados no ensino médio (até três anos) ou cursando o ensino superior.

As inscrições deverão ser efetuadas pelo link https://www.uece.br/agin/projetos/residencia-em-tic-20-capacita-brasil-c-jovem/. No ato da inscrição, o candidato precisará anexar cópia do CPF, RG, CNH ou Carteira de Trabalho, comprovante de residência atualizado ou declaração de residência, além do comprovante de escolaridade.

As aulas serão ministradas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e pelo Instituto Atlântico. A duração de cada curso é de 12 meses.

*Sobre o programa*- O programa “Residência em TIC 20/Capacita Brasil/C-Jovem” conta com recursos da ordem de R$ 34 milhões. Os investimentos são do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Lei de Informática, visando preparar profissionais capazes de desenvolver soluções para a indústria e para a transformação digital no País.

No Ceará, as atividades iniciaram ainda em 2022, com a capacitação de mais de 11 mil jovens de 174 Escolas Estaduais de Educação Profissional e de Tempo Integral, em 73 municípios. Em sua segunda etapa, a meta é qualificar 8.400 pessoas em cursos de extensão, ofertados por Instituições de Ensino Superior (IES).

“Queremos suprir a demanda das empresas e aumentar as possibilidades de empregabilidade e empreendedorismo dos nossos jovens, por meio de uma formação antenada com as necessidades do mercado”, pontua a titular da Secitece, Sandra Monteiro.

Participam desta etapa do programa, junto com a Secitece: as Secretarias de Estado da Educação (Seduc), do Desenvolvimento Econômico (SDE), do Planejamento e Gestão (Seplag), e do Trabalho (STE); e Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice); Uece, IFCE e UFC, Iracema Digital, Sebrae, FIEC/Senai, Fecomércio/Senac e Instituto Atlântico.