Acrísio Sena: “A disputa pelo solo nas metrópoles brasileiras”

Acrísio Sena: “A disputa pelo solo nas metrópoles brasileiras”

Artigo do historiador Acrísio Sena (foto), ex-vereador e ex-deputado estadual:

Estamos acompanhando uma verdadeira guerra pela (des)regulamentação do solo das capitais brasileiras. Interesses privados formam poderosos lobbies para pressionar as Câmaras Municipais buscando modificar legislações ambientais que visam proteger o uso social do solo. Em tempos de eleição, essa pressão aumenta e agita o mercado; muitos vereadores se tornam defensores de grandes investidores e abraçam projetos que descaracterizam os planos diretores municipais.

Do Rio de Janeiro ao Recife, passando por Salvador e Fortaleza, nos deparamos com um vendaval de medidas que visam reduzir ou eliminar áreas de proteção ambiental, facilitar licenças e privatizar espaços de interesse social. Movimentos que produzem um terreno perfeito para a especulação imobiliária e privam o cidadão do direito à cidade.

Nos últimos dias, a capital cearense vivenciou esse drama na disputa em torno do terreno do antigo Hotel São Pedro e na redução da área de proteção ambiental do Cocó. A denúncia e a mobilização nas redes sociais ajudaram a combater essas armadilhas do grande capital, exigindo respostas efetivas e democráticas dos órgãos competentes.