Festival de Circo completa 10 anos em julho e arma picadeiro em Canoa Quebrada

Festival de Circo completa 10 anos em julho e arma picadeiro em Canoa Quebrada

Com informações do site Aracati Notícias:

Julho tem na programação o Festival Internacional de Circo do Ceará (FICC), evento que completa 10 anos e conta com dois circuitos – o primeiro nas férias do meio do ano, e o segundo entre outubro e novembro. Em cada um, o festival levará programação a cinco cidades diferentes, com apresentações de artistas locais, nacionais e internacionais.

Em Aracati, o circo estará na praia de Canoa Quebrada, entre os dias 26 e 27 de julho. O festival passará ainda pelas cidades de Jaguaribe, Aquiraz, Quixeré e pela praia de Jericoacoara, no Litoral Oeste.

O FICC aportará na praia de Canoa Quebrada, mundialmente conhecida como uma comunidade de alta diversidade cultural. Serão 11 apresentações no Circo Escola Canoa Criança, nos dias 26 e 27, a partir das 19h. Dentre os espetáculos, serão apresentados no local “Do tédio aos malabares”, de Lucas Malabarista (Maranhão); “Força Capilar”, de Samara Brasil (Fortaleza-CE); e “As peripécias del Sudakon”, de Rafael Sudaka (Chile).

Trajetória

O Festival Internacional de Circo do Ceará – FICC nasceu em 2014 com o objetivo de promover e preservar a rica tradição circense. A cada edição, o festival oferece uma gama de atividades para estimular a produção e a inovação no campo de produtos culturais, proporcionando oportunidades de desenvolvimento profissional e cultural para artistas e comunidades.

Desde sua criação, o Festival tem sido um importante difusor da arte circense produzida nos quatro cantos do mundo, além de um estímulo à produção local. É também um importante espaço de discussão de temas relevantes para a classe circense e, por isso, costuma-se dizer que o festival trouxe consigo “Um tempo pra falar de Circo”, título do livro que marca os 10 anos de sua realização ininterrupta, a ser lançado em novembro.

O Festival celebra a arte circense em todas as suas formas e manifestações, em picadeiros, palcos e praças de cidades do Litoral Leste ao Oeste cearense, colocando, definitivamente, o Ceará no circuito dos grandes festivais do gênero do mundo, sendo, desde então, uma plataforma vital para o crescimento e a

promoção do circo, tanto no Ceará como no Brasil. O Festival de Circo integra a Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará – Rede FACE.

O 10º Festival Internacional de Circo do Ceará é apresentado pelo Ministério da Cultura e Governo do Estado, por meio Secretaria da Cultura (Secult Ceará). Conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n. 195/2022) e apoio cultural da Enel Distribuição Ceará, através do Edital Mecenas. Patrocínio da Rede Itaú, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. É uma realização da Iluminura Produtora Cultural, Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal.