Edição 2024 do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios inicia período de inscrições

Edição 2024 do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios inicia período de inscrições

Em mais uma iniciativa de incentivo à participação feminina no empreendedorismo, o Sebrae promove o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que busca reconhecer e apoiar empreendedoras que contribuem para o desenvolvimento social e econômico do país.

As inscrições para a edição de 2024 estarão abertas de 1º de julho de 2024 a 30 de janeiro de 2025. As candidatas podem se inscrever em uma das cinco categorias disponíveis: Pequenos Negócios, Produtora Rural, Microempreendedora Individual (MEI), Ciência e Tecnologia, e Negócios Internacionais. Serão selecionadas até cinco candidatas de cada estado, representando essas categorias.

Podem participar mulheres maiores de 18 anos que sejam proprietárias de pequenos negócios, microempresas ou microempreendedoras individuais com CNPJ, além de produtoras rurais com documentação regularizada. As empresas devem ter sido abertas até 1º de janeiro de 2023.

O Sebrae oferecerá mentorias online pré-agendadas com consultores na área de Marketing e Comunicação, com orientações sobre como construir o relato da história empreendedora, boas práticas de pitch, storytelling e gravação de vídeos.

“As expectativas são de termos uma representação significativa em todas as categorias do Prêmio, com empreendedoras do maior número de regiões do Estado e que essas histórias possam inspirar e motivar cada vez mais mulheres a empreender e se preparar para o crescimento de seus negócios”, informa Mônica Arruda, articuladora da Escola de Negócios Sebrae Experience.

Cronograma
Após as inscrições, a premiação é composta por três etapas:

Etapa estadual: Até 27 de setembro, serão definidas as vencedoras estaduais, com cerimônias ocorrendo até 18 de outubro.

Etapa Regional: As vencedoras estaduais competirão na etapa regional, onde serão selecionadas 25 finalistas pela página do prêmio do Sebrae Nacional.

Etapa Nacional: As vencedoras nacionais de cada categoria serão conhecidas em cerimônia em novembro.

Categorias
Cada categoria representa um pilar de atuação empreendedora que o Sebrae deseja destacar, como a Produtora Rural e a Internacionalização.

Para Mônica Arruda, apesar da existência de “muitas mulheres” empreendedoras que produzem e desenvolvem inovações em diversos setores, incluindo em produtos agroindustriais, o que ocorre, histórica e culturalmente, é um setor muito dominado pela figura masculina.

“Mas isso está mudando com mulheres sucedendo a gestão das propriedades, assumindo liderança nas associações rurais e em seus negócios e são essas histórias de sucesso que esperamos reconhecer e premiar”, informa a articuladora da Escola de Negócios Sebrae Experience.

“O objetivo da inclusão dessa categoria foi justamente a de estimular as empreendedoras a olhar as oportunidades de ampliação de mercados e se preparar para a internacionalização do negócio”, explica Mônica.

A ideia é identificar lideranças femininas à frente de negócios, qualificadas com histórico de vendas para o mercado externo. “Talvez a quantidade de candidaturas seja um pouco mais restrita em função do nível de maturidade gerencial necessária para que as empresas acessem mercados externos”, opina.

Sobre o Prêmio

Desde 2004, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios homenageia mulheres que se destacam em inovação, visão de futuro, estratégia e gestão empresarial, além de inspirar outras mulheres a investirem em seus próprios negócios.

A premiação é uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW), com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), e é dividida em três etapas: estadual, regional e nacional.