A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 13.7): É conversando que se entende e se defende a Democracia

A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 13.7): É conversando que se entende e se defende a Democracia

  • Começa hoje uma série de conversas do candidato do PT a prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (foto), como segmentos da sociedade. Este sábado, não à-toa dia 13, é importante para os esforços do petista na pré-campanha ao Paço Municipal. Primeiro, porque inicia as rodadas nas quais ele vai se apresentar às comunidades e ouvir avaliações positivas ou negativas sobre problemas da cidade. É daí que pretende extrair parte expressiva do Programa de Governo que apresentará e que deverá nortear a campanha. Depois, porque rompe uma limitante bolha como as que envolvem todos e quaisquer candidatos – isso estreita visões estratégicas que precisam ter. Por fim, porque cria canais de comunicação que podem ser vitais para projetos que quer empreender. Fala de Evandro: “Não adianta o prefeito tomar decisões de gabinete. A população, que é quem melhor entende as necessidades de cada área da cidade, precisa ser escutada. Juntos vamos construir um programa de governo inclusivo, respeitando diferenças e priorizando investimentos para áreas menos privilegiadas”, diz. Note-se que Evandro não está inventando a roda, não está criando nada de revolucionário. É só a lógica. E é necessário, por isso, que todos os candidatos, independentemente da linha ideológica que sigam e do cargo que tenham como meta, adotem caminhos desse gênero. Isso é saudável e vital para a Democracia.

Endereço
A primeira roda de conversas de Evandro Leitão será na Casa do Cantador (Rua Coelho da Fonseca, 195 – Álvaro Weyne), a partir das 15 horas.

Alvo
O petista dá indicação do que pretende priorizar na pré-campanha e na campanha – a luta contra as desigualdades sociais: “É um absurdo Fortaleza ter o maior PIB do Nordeste e ser a terceira capital mais desigual da Região”, diz Evandro, completando: “Com a participação popular, vamos transformar essa realidade”.

Agenda
O pré-candidato do Novo, senador Eduardo Girão (foto abaixo), também já começou a mover as engrenagens da pré-campanha. E marcou para 3 de agosto a convenção no qual será indicado postulante à Prefeitura de Fortaleza. Girão fará o evento dois dias antes de o prazo legal expirar.

Aliado ao lado
As pré-campanhas de Evandro Leitão e de Valdemir Catanho, em Caucaia, estão dialogando de forma inédita nas movimentações eleitorais. Nunca o PT havia alinhado ações nos dois municípios. A vizinhança geográfica favorece a interação. Na última segunda-feira, Catanho iniciou sequência de assembleias de Programa de Governo. Agora é a vez de Evandro.

Pequenos grandes
Sessenta e seis por cento dos empregos gerados no Ceará nos primeiros cinco meses deste ano foram obra e graça de micro e pequenas empresas. As MPE responderam, de janeiro a maio, por 15.692 novos empregos formais, segundo o Sebrae-CE. O setor de serviços é a grande vedete do cenário positivo.

Nosso irmão


Tem a assinatura da deputada Larissa Gaspar (PT) projeto de criação no Ceará de um centro de proteção, conservação e bem-estar dos jumentos da raça nordestina. A ideia tem a ver com respeito aos animais, saúde, educação, ambiente, economia e até segurança no trânsito nas estradas. “O centro pode significar um novo paradigma para o manejo de problemas ecológicos, ambientais, zoológicos e genéticos”, defende Larissa.

Onde estamos
A Coluna do jornalista Roberto Maciel é publicada sempre às terças e quintas-feiras e aos sábados no jornal Opinião (www.opiniaoce.com.br) e no portal InvestNordeste (www.portalinvestne.com.br). Os textos também estão em https://bit.ly/3q4AETZ. Leia e compartilhe.