A Coluna do Roberto Maciel (terça, 16.7): Quando estratégias de comunicação dão lugar à banalidade de superficiais boletins de ocorrência

A Coluna do Roberto Maciel (terça, 16.7): Quando estratégias de comunicação dão lugar à banalidade de superficiais boletins de ocorrência

  • Essa sequência de títulos aparecia no portal do Governo do Estado na Internet às 10h30min de ontem: 1. “Forças de Segurança capturam suspeito de mortes em Limoeiro do Norte; segundo homem morre em confronto com a Polícia”; 2. “Polícia Civil apreende mais de dois mil pinos de cocaína e mais 350 gramas de maconha em Quixeramobim”; 3. “PCCE prende suspeito de homicídio de policial militar em Caucaia e apreende uma pistola”; 4. “Com apoio do Nuvid/SSPDS, PMCE prende casal suspeito de roubos na Capital”; 5. “Polícia Civil apreende 379 tabletes de maconha que tinha como destino a Região do Cariri”; 6. “PCCE captura suspeitos de integrar um grupo criminoso em Caucaia e apreende armas e munições”. Optou-se, como se nota, pela exploração de atos e fatos banais das polícias, como fazem ordinariamente as editorias de jornais convencionais, baseando-se em boletins de ocorrência. Não é, nem de longe, a melhor forma de valorizar estratégias e investimentos na Segurança Pública, mas é o que se tem.  

Sem valor
Note-se que os registros dos chamados “BOs” não têm profundidade nem valor jornalístico, embora sejam fontes costumeiras de notícias na Imprensa convencional.

O que é o que é
Há razões que explicam a guinada. Primeiro, a pressão sofrida pelo Estado por respostas eficientes na Segurança Pública. Depois, o previsível uso de aspectos do setor por adversários políticos. Por fim, a proximidade do momento eleitoral no municípios.

Famoso quem?
Com evidente deslumbramento, o deputado federal André Fernandes (PL), bolsominion e pré-candidato da extrema-direita a prefeito de Fortaleza, anunciou que contratou para a campanha marqueteiro que serviu a Javier Milei (o alucinado presidente da Argentina, na foto abaixo), Sérgio Moro (senador pelo Paraná) e a Tarcísio Freitas (governador de São Paulo). Não disse o quanto vai pagar de honorários.

O dedo do Jair
Não se sabe se o profissional, um argentino chamado Pablo Nobel, tem conhecimento da política do Ceará e do Nordeste. Ou se ao menos conhece o contratante. Mas sabe-se que o dedo de Jair Bolsonaro está por trás do acordo, firmado em São Paulo na semana passada.

Pega mal

A propósito, o prefeito José Sarto (PDT) está, como diz a moçada, “se passando” nas redes sociais na Internet. Sarto largou da compostura que cabe a uma autoridade e vem bancando o garotão em pequenos vídeos postados. Eu, hein!?

É de lei
Hoje, 16 de julho, é o Dia do Comerciante. A data é celebrada desde 1953, em referência ao nascimento do Visconde de Cairu, economista e político baiano que se tornou patrono do comércio brasileiro. A Assembleia Legislativa cedeu auditório para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza fazer evento. O encontro da CDL terá início às 19 horas.

Modo
A Companhia de Água e Esgoto e o Tribunal de Justiça do Ceará firmaram acordo de cooperação técnica. A meta é de que casos envolvendo a empresa sejam solucionados mais rapidamente – antes até de virarem processos judiciais. O trâmite, denominado de “reclamação pré-processual”, permite que clientes e Cagece participem de audiência de conciliação. Havendo acordo, a decisão será homologada pela Justiça.

Onde estamos
A Coluna do jornalista Roberto Maciel é publicada sempre às terças e quintas-feiras e aos sábados no jornal Opinião (www.opiniaoce.com.br) e no portal InvestNordeste (www.portalinvestne.com.br). Os textos também estão em https://bit.ly/3q4AETZ. Leia e compartilhe.