A Coluna do Roberto Maciel (quinta, 18.7): “É a economia, estúpido!”

A Coluna do Roberto Maciel (quinta, 18.7): “É a economia, estúpido!”

  • A notícia é ruim, mas só para aqueles que apostam no caos e na desordem: a economia nacional avançou 0,25% em maio, conforme o Índice de Atividade Econômica do Banco Central. Trata-se de um dos principais sinalizadores do Produto Interno Bruto (PIB) do País e serve de indicador para os humores da economia brasileira. E não é só isso. O mercado financeiro emitiu previsão de que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, diminuiu. Passou de 4,02% para 4% este ano. É de se observar a repercussão política que as melhorias podem ter. Afinal, não há de ser fácil para segmentos políticos à direita e à extrema-direita elaborarem discursos pessimistas, sobretudo faltando apenas três meses para as eleições municipais.

Tá vogando
Em 1992, atribuiu-se a James Carville (foto), estrategista a serviço da campanha do democrata Bill Clinton à Presidência dos EUA, uma frase que virou lema para explicar situações favoráveis em disputas eleitorais: “It’s the economiy, stupid” (“É a economia, estúpido”). O axioma ainda vale.

Navegando
Há de se observar que a maré pode permanecer suave ao longo de todo o restante da gestão Lula III, se estendendo até para 2027. O Boletim Focus, do Banco Central, no qual são anunciadas as previsões do mercado financeiro, aponta que a projeção da inflação de 2025 é de 3,9%. Para 2026 e 2027, preveem-se, respectivamente, 3,6% e 3,5%.

No fim das contas
É difícil para adversários do governo atual dormirem em cenários assim. Associa-se a isso o crescente racha (rachadinha?) na base de Jair Bolsonaro, a debandada em massa de antigos (e não tão fieis, como se nota) aliados e os fatos de o ex-presidente não ter mais em mão recursos e dinheiro do poder e de estar enroladíssimo no grosseiro caso de desvio de joias.

A terra plana capota
A 10ª Região Militar, diante de cujo comando, em Fortaleza, golpistas se juntaram num acampamento de novembro de 2022 a janeiro de 2023, pediu emprestado auditório da Assembleia Legislativa para realizar, no fim deste mês, o que chama de 1º Seminário de Estudos Estratégicos. Democrática, a Assembleia cedeu.

Isso é frequente, deputado, não se assuste

O deputado bolsominion Reginauro Souza (UB, na foto com o “mito”) tem chiado porque o Governo do Ceará fez empréstimos a organismos nacionais e internacionais. “Isso pode se transformar em uma bola de neve”, reclama. Ninguém avisou a ele que toda e qualquer gestão pede dinheiro emprestado.

“Companheirada”
O velho e combativo PCdoB realiza plenária hoje em Fortaleza. A presidenta nacional do partido, Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, e o pré-candidato a prefeito Evandro Leitão (PT) vão participar. Será na sede do Sindicato dos Bancários (Rua 24 de Maio, 1289 – Centro), a partir das 18h.

Significados
A atividade do PCdoB importa muito ao momento político. Primeiro, por reforçar a liga dos partidos progressistas em torno de Evandro. Depois, por reconduzir ao centro da movimentação uma símbolo de resistência e luta democrática em Fortaleza, o Sindicato dos Bancários. O ex-senador Inácio Arruda e o ex-vereador Evaldo Lima confirmaram presença.

Estamos aí
Esta Coluna é publicada às terças e quintas-feiras e aos sábados no jornal Opinião (www.opiniaoce.com.br) e no portal InvestNordeste (www.portalinvestne.com.br). Os textos também estão disponíveis em https://bit.ly/3q4AETZ. Leia e compartilhe.