A Coluna do Roberto Maciel (terça, 23.7): Apoio político deve ser claro, sem vacilações, corajoso, ético e transparente; se não for, não vale nada

A Coluna do Roberto Maciel (terça, 23.7): Apoio político deve ser claro, sem vacilações, corajoso, ético e transparente; se não for, não vale nada

  • A declaração é do presidente Lula (PT) e foi postada no perfil que mantém na rede social X, antigo Twitter: “Eu quero que meus eleitores saibam que o Guilherme Boulos é meu candidato em São Paulo. Quero que os adversários saibam que ele é meu candidato. Com Boulos eleito, vamos poder dizer que nunca mais os fascistas vão governar essa cidade e esse país”. É, tanto quanto um recado, um posicionamento firme, politicamente forte, favorável a um postulante. A isso se chama jogo limpo e transparente. Assim, Lula deixa para quem quiser a reprovável solução de apoiar dois ou até três candidatos – um sistema de plano A, B e C cujos resultados catastróficos se conhece bem porque fragiliza o eleitor e o deseduca. Lula bem que poderia usar a mesma fórmula de São Paulo em Fortaleza, Teresina, Salvador, Recife e onde mais pretenda ter prefeitos como aliados. Não é difícil.

Lâmina

A manifestação de Lula tem a ver com a sucessão municipal em São Paulo. Lá, o ex-presidente Jair Bolsonaro se divide entre os pré-candidatos Ricardo Nunes (MDB), atual prefeito, e Pablo Marçal (PRTB), atrapalhado pregador, mistificador, coach e vendedor de cursos na Internet. A bivalência do adversário – ou o corte de dois lados – inspirou a fala do presidente.

Velhos tempos
Crítica aguda e perfuro-contundente do deputado Carmelo Neto a Ciro Gomes, dois anos atrás: “O ‘coroné’ que não sabe absolutamente nada de iniciativa privada xingou o empresário cearense dono do Coco Bambu de vagabundo, marginal e inescrupuloso”.

A grosseria de sempre
O parlamentar se referia a ataque do ex-presidenciável ao empresário e dono de restaurantes Afrânio Barreira, lustroso bolsominion. Assim falou Ciro em maio de 2022: “Esse vagabundo do Coco Bambu tem 50 restaurantes no Brasil e no mundo, cada um tem uma razão social diferente pra não pagar imposto, para estar no Super Simples. Por isso que são tudo bolsonaristas, porque é tudo marginal”.

Deslumbrado
Agora na sombra direitista de Ciro, Carmelo tem novos humor e comportamento. Os dois andam de mãos dadas e, alinhados em pensamentos, palavras, atos, omissões e até figurino, acreditam que desse jeito poderão ter algum sucesso político neste ano.

Topo
De 2021 a junho passado, a Cagece encaminhou mais de 155 mil quilos de materiais doados para entidades de reciclagem no Estado – destaque para papel, papelão, PET, plástico, PVC e vidro. O volume contribuiu para receita de mais de R$ 100 mil.

Ei, ei, Eymael
O partido Democracia Cristã marcou para o próximo sábado, 27, convenção municipal em Fortaleza. Será na Assembleia Legislativa. A sigla não terá candidato a prefeito e seguirá para o lado bolsonarista. Qualquer lado.

Ah, tá!

O vereador Marcelo Mendes está indicando para a Prefeitura de Fortaleza a criação de um aplicativo de celular por meio do qual o cidadão poderia informar a gestão, cobrar informações e denunciar desmandos. Do jeito que o Paço tem se isolado e deixado de lado as demandas populares, recomenda-se que o vereador espere sentado.

Nas áreas
A Coluna do Roberto Maciel é publicada sempre às terças e quintas-feiras e aos sábados no jornal Opinião (www.opiniaoce.com.br) e no portal InvestNordeste (www.portalinvestne.com.br). Os textos também estão no site https://bit.ly/3q4AETZ. Leia e compartilhe.