A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 27.7): A fome e a política, a política da fome e a fome de política

A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 27.7): A fome e a política, a política da fome e a fome de política

  • Palavras do presidente Lula: “A fome não resulta apenas de fatores externos, ela decorre, sobretudo, de escolhas políticas. Hoje, o mundo produz alimentos mais do que suficientes para erradicá-la. O que falta é criar condições de acesso aos alimentos”. A fala foi feita nesta semana em evento do G20, no Rio de Janeiro. O grupo congrega as 20 principais economias do mundo. Foi como se o petista sacolejasse pessoas e nações e as chamasse à responsabilidade. Mas nesse processo de despertar é necessário diferenciar posições. Quando Lula cita “escolhas políticas” como indutoras da fome, há um recado tonitruante para o público interno – que em outubro próximo escolherá nas urnas representantes municipais. Afinal, foi na gestão de Jair Bolsonaro, exemplar da direita-extrema, que o Brasil voltou a figurar no Mapa da Fome, estudo da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Sim, o caso é mesmo de “escolhas políticas”.

Números
Mais do que uma declaração midiática, há um alerta grave no que Lula falou. De 2020 a 2022, o Brasil avançou para cerca de 10 milhões de pessoas passando fome. De 2022 a 2023, essa legião faminta diminuiu para cerca de 7,9 milhões – o que ainda é gravíssimo. Os dados são da FAO.

Fórmula e método
No entanto, pode-se concluir que o Brasil sabe como combater o problema, mas nem sempre encontra quem tenha coragem, compromisso público, humanidade e dignidade para o enfrentamento devido.

Cor local
Há no contexto do Estado o Programa Ceará Sem Fome. É uma ação movida por instituições públicas e privadas. O eixo é o cartão Ceará sem Fome, com o qual os beneficiários podem – só podem! – adquirir alimentos. A prioridade são produtos da agricultura familiar ou vendidos em pequenos comércios. Para participar, o comerciante tem de se cadastrar no site www.cearasemfome.ce.gov.br.

Pra começar

Fracassou olimpicamente a pressão de ciristas e bolsonaristas para que Lula não viesse ao Ceará. O presidente carimbou passagem para cá na próxima sexta, 2 de agosto. No dia seguinte será a convenção que formalizará Evandro Leitão como candidato do PT a prefeito. E Lula deverá participar, carregando na mala popularidade, projetos e falas midiáticas.

Que fase!
Lula vem a Fortaleza lançar candidato petista e Ciro (foto acima) foi ao Cariri lançar bolsonaristas.

Dignidade
Tramita na Câmara Federal projeto que garante a distribuição de absorventes higiênicos femininos pelo Poder Público em ao menos um ponto de cada município. A proposta se junta ao Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. Em Fortaleza, a principal combatente da causa foi a então vereadora Larissa Gaspar (PT), hoje deputada estadual.

Oportunidade
O Sebrae-CE está recebendo inscrições para seleção de 13 startups dispostas a “residir” no Sebraelab, espaço multifuncional voltado para empreendedores. O ambiente é inovador e tem dez vagas em Fortaleza e três em Juazeiro do Norte.

Condições
A infraestrutura do Sebraelab inclui rede Wi-Fi e a trilha de capacitação Sebraelab Ideias, que dura aproximadamente três meses e tem carga horária de 40 horas. Há mais informações na Internet: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraelab