Período de autoavaliação dos municípios que aderiram ao Selo Alece é iniciado na Assembleia

Período de autoavaliação dos municípios que aderiram ao Selo Alece é iniciado na Assembleia

Até 6  de setembro os municípios que aderiram ao “Selo Alece ESG na Gestão Pública” deverão realizar a etapa de Autoavaliação, disponível no site da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). 

Os municípios devem responder a um questionário de autoavaliação, além de anexar as evidência que comprovam as ações de gestão pública alinhadas às boas práticas de responsabilidade socioambiental e de governança. 

De acordo com a articuladora do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Alece, Amanda Melo, “essa etapa de autoavaliação é o coração da certificação porque vai nos mostrar que nível de maturidade o município está nessa temática ESG. Nós estruturamos esse questionário nas três esferas com nove indicadores ambientais, 13 indicadores de governança e 11 indicadores sociais. Para cada indicador, o município deverá anexar a evidência necessária e indicada no caderno de indicadores”. 

Ela esclarece ainda que, após a finalização e envio final desse questionário preenchido, os municípios receberão uma pontuação que ajudará a balizar a decisão da Comissão Avaliadora. Um total de 41 municípios fizeram inscrição; eles passaram por uma etapa de validação e estão aptos a passarem para a nova etapa de autoavaliação.

Lançado em junho deste ano, por meio da Resolução  Nº 766de 19 de junho de 2024, a iniciativa pioneira é realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece),  com apoio do Governo do Estado do Ceará e da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). 

SOBRE O SELO 

O objetivo do “Selo Alece ESG na Gestão Pública” é reconhecer e incentivar gestões que buscam um modelo de desenvolvimento socioeconômico sustentável, democrático e participativo, de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). 

O “Selo Alece ESG na Gestão Pública” será concedido bienalmente aos municípios que comprovarem práticas de responsabilidade socioambiental e de governança. O selo tem três níveis: Ouro, Prata e Bronze, contemplando indicadores fundamentados nos três pilares ESG (Ambiental, Social e Governança).

Os interessados devem ficar atentos às etapas do processo de certificação do selo. As instruções e os passos para a inscrição podem ser acessados no site com todas as informações sobre o Selo.