Memorial da Alece recebe peças recuperadas após incêndio no plenário

Memorial da Alece recebe peças recuperadas após incêndio no plenário

 Coordenador do Memorial da Alece, Paulo Roberto Nunes Foto: Máximo Moura

O Memorial Deputado Pontes Neto (Malce) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) recebeu peças que foram recuperadas do Plenário 13 de Maio após incêndio que destruiu parte da estrutura do local, no último dia 20 de junho. 

Segundo o coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes, entre as peças resgatadas estão quadros de fotografias que integravam o espaço nomeado de Panteão, escudos, bandeira do Estado e a imagem de Cristo que ficava atrás da Mesa Diretora. “É de extrema relevância resguardar essas peças que remontam a uma época do Poder Legislativo e contam a história”, assinala.

Paulo Roberto Nunes explica que, dos objetos resgatados, o Cristo é a peça mais importante do ponto de vista histórico, simbólico e patrimonial que compunha o Plenário 13 de Maio e está na Casa desde a gestão do ex-deputado Aquiles Peres Mota (1979/1980 e 1983/1984). “A responsabilidade do Malce é manter, preservar e proteger as peças, que serão mantidas na reserva técnica, local onde ficam bens materiais que têm importância para a história do Parlamento cearense”, informa.

Segundo Paulo, a intenção é que a imagem de Cristo e outras peças resgatadas, além de fotografias, sejam expostas no Malce, que é aberto ao público. “Ainda estamos desenhando a proposta dessa exposição, que, penso, deve ser permanente. Quando ficar definido, informaremos a data. A nossa ideia é que a imagem de Cristo possa ficar em uma caixa de acrílico transparente que permita a visualização e ao mesmo tempo mantenha a inviolabilidade. Juntamente com outros elementos patrimoniais e de natureza histórica, possamos colocá-los à disposição de todos que tenham interesse”, destaca.

O coordenador do Malce enfatiza ainda que o Memorial da Casa tem o objetivo de fazer a manutenção, preservação e desenvolvimento de conhecimentos históricos e culturais. “Isso é feito através de exposições, palestras, produções e diversos materiais que contam a história da política do nosso Estado”, diz. Paulo Roberto ressalta que, para construir os relatos, as peças são essenciais, já que remontam os principais momentos da vida política. “São testemunhas históricas do nosso Poder Legislativo”, afirma.