A Coluna do Roberto Maciel (quinta, 15.8): A encruzilhada da tradição com a modernidade

A Coluna do Roberto Maciel (quinta, 15.8): A encruzilhada da tradição com a modernidade

  • Começam hoje, seguindo até sábado a Festa da Literatura de Cordel e o II Seminário de Patrimônio Cultural do Sertão Central – 2024. Os eventos se realizam em Quixadá (foto), com o tema “O Cordel cantando a poesia do Sertão”. A programação será na Casa de Saberes Cego Aderaldo e na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central. Há conteúdos de resistência e exaltação culturais importantíssimos. “São celebrações das nossas diversidade e história”, diz a presidenta do Instituto Dragão do Mar, Rachel Gadelha, completando: “A linguagem do cordel, com sua capacidade de capturar a essência do sertão e traduzir a vivência do nosso povo em versos, é fundamental para a preservação das tradições da nossa terra”. Mas há outros viéses, entre os quais o de que a literatura popular é fonte geradora de emprego e renda para empreendedores criativos, como observa o arquiteto Joaquim Cartaxo, superintendente do Sebrae no Ceará. É aí que os olhares podem e devem derivar para muitos ângulos. E enxergar o quanto políticas culturais, com a soma de esforços institucionais, podem inspirar a tradição e a modernidade.

Referências
Marcas de peso se juntaram para fazer a Festa da Literatura de Cordel. Sebrae-CE, Academia Brasileira de Letras e Secretaria da Cultura do Estado assinam a iniciativa. Que essa aliança resulte em muitos versos e glosas.

Na mira
Fortaleza virou cidade cosmopolita, nem precisa dizer. Apesar de preservar muitas tradições e de abandonar outras, atrai interesses de muitos segmentos. Um desses setores é o imobiliário. A capital cearense vem, por isso, disputando investimentos em imóveis com grandes localidades nacionais e até internacionais.

Quem está de olho
Uma das concorrentes externas de Fortaleza é Miami – além de cidades vizinhas, como Orlando, Groveland, Minneola e Kissimmee -, nos Estados Unidos. Pois bem: no próximo dia 22, operadores dos EUA farão evento em Fortaleza. Será num hotel da Avenida Beira Mar, com apoio da Câmara de Comércio da Central Flórida.

Queixo
A ideia declarada é reunir profissionais “que buscam internacionalizar suas carreiras ou negócios nos Estados Unidos”, mas essa é só uma cortina de fumaça. O objetivo, de vera, é prospectar o mercado e expor opções imobiliárias naquele País. A iniciativa é tão ousada quanto dissimulada.

Com Graça aqui, sem Graça lá*
Agora, pergunte aí se Miami, Orlando, Groveland, Minneola e Kissimmee terão hoje Caminhada com Maria, em homenagem a Nossa Senhora da Assunção. Terão é nada! E pergunte se esta quinta-feira é feriado por lá…

Lado
O ITA no Ceará e os 70 anos são UFC são temas do podcast Diálogos FB Uni, coordenado pelo professor Artur Bruno. A edição está no canal do Centro Universitário Farias Brito no Youtube (https://acesse.dev/YcY6k). Educação, ciência e ensino superior, elementos que unem a pauta, são odiados e combatidos com forças hidrofóbicas pela banda reacionária da política.

Aqui estamos nós
Esta Coluna é publicada às terças e quintas-feiras e aos sábados no jornal Opinião (www.opiniaoce.com.br) e no portal InvestNordeste (www.portalinvestne.com.br). Os textos também estão em https://bit.ly/3q4AETZ. Leia e compartilhe.