Secretaria de Direitos Humanos e Senac do Ceará oferecem cursos profissionalizantes a migrantes e refugiados

Secretaria de Direitos Humanos e Senac do Ceará oferecem cursos profissionalizantes a migrantes e refugiados

Com o objetivo de capacitar e incentivar a inserção de migrantes e refugiados que residem nos municípios cearenses ao mercado de trabalho, a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) oferece cursos profissionalizantes para esse público. Com início em 28 de agosto, as formações serão em costura e empreendedorismo e acontecem em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Ceará) e com apoio da Pastoral do Migrante.

As inscrições se realizam nesta sexta-feira (23.8), das 9h às 12h, na Casa do Migrante, no bairro Presidente Kennedy, em Fortaleza. 

Promovida pelo Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, vinculado à Sedih, a articulação busca promover o desenvolvimento profissional desse público nas duas qualificações. 

Serão ofertadas 15 vagas para o curso de costura e 25 vagas para a oficina de empreendedorismo, com carga horária de 212 horas e 4 horas, respectivamente.

“Iniciativas como essa são fundamentais para promover a inclusão social e econômica da população de migrantes e refugiados em nosso estado. É importante frisar que o trabalho é um direito inerente à dignidade e essa garantia é um dos compromissos da Secretaria dos Direitos Humanos”, pontua a secretária dos Direitos Humanos, Socorro França.

O Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas conta com uma equipe de atendimento multidisciplinar e é responsável por promover o acolhimento, o apoio a registros migratórios e a orientação de migrantes e refugiados que chegam ao Estado.