Procult da UFC festeja primeiro ano com atividade nos jardins da Reitoria

Procult da UFC festeja primeiro ano com atividade nos jardins da Reitoria

A Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Ceará (Procult UFC) vai celebrar amanhã, 24 de agosto, sábado, seu primeiro aniversário. O evento será das 9 às 12 horas, nos jardins da Reitoria da UFC (foto acima). A comemoração será um piquenique festivo, pensado para toda a família, com programação especial para crianças. A ideia é que famílias e grupos de amigos ocupem os jardins da Reitoria, trazendo cestas de piquenique e o que mais desejarem, para aproveitarem as atrações culturais. O espaço também terá barracas de vendas de comidas.

A Reitoria da UFC é pet friendly e tem até um mascote, um vira-latas chamado “Caramelo”. Há também m um gatil – acomodação para gatos.

A festa inclui atividades lúdicas e culturais que prometem proporcionar momentos de diversão para crianças e adultos. Os jardins da Reitoria serão o cenário do piquenique repleto de atrações culturais para encantar crianças de todas as idades.

Na programação teremos os seguintes convidados: Brinquedoteca da Faced, projeto Eureka Teatro para Bebês, projeto Dandara Narrativas Antirracistas, com contação de histórias, o grupo Cataboom e o grupo Cabaçal, ambos projetos artísticos da ONG Tapera das Artes. Além desses grupos, teremos exposição de experimentos da Seara da Ciência, animadores infantis e brinquedos para a criançada se divertir.

Criada em 23 de agosto de 2023, a Procult UFC foi estabelecida com o propósito de
fomentar e desenvolver a área da cultura dentro da Universidade Federal do Ceará. Desde a criação, a Pró-Reitoria tem se dedicado a promover eventos culturais, apoiar projetos artísticos e fortalecer a presença da cultura no cotidiano universitário.

O evento de aniversário é uma oportunidade para a comunidade acadêmica e o público em geral se reunirem e celebrarem o impacto positivo da Procult UFC na promoção da cultura e da arte. Os jardins da Reitoria serão o local de um encontro descontraído, com atividades que refletem o compromisso da UFC com a valorização cultural e a integração da comunidade.

Também sábado haverá sábado a programação do Museu de Arte da UFC, que tem agenda especial, incluindo a abertura da exposição Sertão Galvão. A mostra marca os 60 anos de carreira do artista cearense Roberto Galvão.

Um ano de avanços para a cultura na UFC

Desde que foi criada, a Pró-Reitoria tem se dedicado a ampliar e valorizar a presença da cultura na UFC. Para tanto, houve um aumento de 50% no número de bolsas ofertadas para estudantes vinculados a projetos do Programa de Promoção da Cultura Artística, o PPCA. No mesmo programa, as mudanças incluíram a simplificação do processo de cadastramento de novos projetos, o lançamento de edital em linguagem simples e ampliação das categorias para inscrição. Memória, patrimônio e cultura digital são novas categorias contempladas, sinalizando o compromisso da Pró-Reitoria com as ações voltadas à memória e à inovação.

Com apoio do Ministério da Cultura, a Pró-Reitoria iniciou a elaboração do Plano de Cultura da UFC, processo que envolverá todos os campi na construção coletiva das diretrizes e estratégias a serem adotadas para as ações e projetos culturais na Universidade. O Plano de Cultura será construído ao longo de dez seminários temáticos.

Em novembro, a Procult coordena o 8o Fórum Nacional de Museus, projeto estratégico
viabilizado junto ao Instituto Brasileiro de Museus. Outras parcerias institucionais firmadas no primeiro ano de Procult incluem a colaboração de órgãos como CAPES, CNPq, MinC, Ibram, Iphan, Funarte, Mulheres do Brasil, Câmara dos Deputados, Petrobras, Cetrede, FCPC, ASTEF, Tapera das Artes, Governo do Estado do Ceará, Fundação Casa Grande Homem Kariri e Festival Concreto.

A criação da Procult também impulsionou a participação da Universidade em editais e leis de incentivo. Foram inscritos projetos em editais em andamento da Vale, Transpetro e de leis de incentivo à cultura (Rouanet e Mecenato).

Entre as realizações da Procult no primeiro ano, inclui-se ainda a iniciativa Agente UFC de Cultura, com bolsistas atuando em ações de mapeamento, formação artístico-cultural, pesquisa, comunicação e produção cultural, em uma dinâmica de aprendizagem prática e vivência cultural. Com seleção por meio do edital Bolsas BIA, a iniciativa inclui 37 projetos coordenados diretamente pela Procult, em Fortaleza e nos campi de Crateús, Russas, Itapajé, Sobral e Quixadá.

Há também mudanças estruturais em andamento nos campi. Em Fortaleza, a sede da Pró-Reitoria passou a funcionar no Centro de Convivência, reativando o equipamento cultural sediado no campus do Pici. A Reitoria da Universidade passa no momento por reformas destinadas a criar um espaço dedicado à memória da instituição e à fruição cultural. Trata-se de uma ressignificação do espaço da Reitoria, antes primordialmente administrativo, e que deverá receber de forma mais intensa o público de estudantes e
comunidade em geral.

Programação

  • Piquenique familiar: Um momento para aproveitar o ambiente ao ar livre com a família e amigos.
  • Atividades Infantis: Diversão garantida com uma série de atrações voltadas para crianças.