Otimização: Cagece reduz para 2,65% índice de perdas na adutora de Lavras da Mangabeira

Otimização: Cagece reduz para 2,65% índice de perdas na adutora de Lavras da Mangabeira

O controle e a redução das perdas de água são fatores priorizados e debatidos pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Neste ano, um plano estratégico elaborado pelas equipes do Cariri reduziu de 18,28% para 2,65% o índice de perdas na adutora do município de Lavras da Mangabeira, garantindo melhoria na continuidade do fornecimento de água para mais de 22 mil pessoas.

O trecho tem início na Estação de Tratamento de Água, localizada no distrito de Quitaiús, e destino final na sede de Lavras da Mangabeira, totalizando 24 km de extensão. A adutora que leva água para a população abastece, além das duas localidades mencionadas, uma comunidade rural operada pelo Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar).

As melhorias implementadas no trecho incluem substituição de trechos de tubulação desgastada, manutenção preventiva e corretiva, incremento de equipamento de proteção, além da detecção e desativação de ligações irregulares, atingindo o atual índice de perdas.

“Através do estudo, analisamos que essas melhorias reduziram significativamente as perdas no trecho da adutora, onde agora temos o índice de 2,65%. Nosso objetivo é manter essa frequência e buscar agora estratégias para realização de obra e fiscalização no setor de distribuição, com objetivo de melhorar ainda mais o abastecimento, reduzir perdas na distribuição e otimizar a produção e água”, explica Alyne Lima, técnica em operações da Cagece.

A Cagece reforça o trabalho de redução das perdas como parte fundamental para garantir o abastecimento adequado para a população, além de visar o cumprimento do novo Marco Legal de Saneamento Básico.