A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 31.8): Fortaleza diante de um salto tecnológico na gestão da saúde

A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 31.8): Fortaleza diante de um salto tecnológico na gestão da saúde

  • Fortaleza está pronta para entrar um clube que torna parelhas a qualidade de gestão de saúde e a alta tecnologia. Há um salto e tanto prestes a ser dado. A Secretaria Municipal de Saúde incorporou um programa de computador que concentra dados de todas as unidades locais referentes a atendimento e demandas do público. Com isso, estará ao alcance do Município otimizar investimentos e qualificar o sistema inteiro, diz o secretário Galeno Taumaturgo (foto). “Poderemos apurar, por exemplo, quantas grávidas há no público do serviço municipal que não tomaram as vacinas necessárias à gestação”, explica. “E isso pode ser feito em cada posto, de forma individualizada e com os dados pessoais devidamente protegidos, permitindo uma busca ativa mais rigorosa e eficiente”, completa Galeno. “Vai ser possível também identificar pacientes que têm mais risco de infarto ou AVC, de acordo com diagnósticos feitos anteriormente, assim como os que têm propensão ao diabetes”.

Radar
O aplicativo, denominado Radar Saúde, será operado de uma Sala de Situação no gabinete do secretário de Saúde e disponibilizado, com sete níveis de acesso, para outros patamares administrativos da pasta. Essa segurança o sintoniza, sobretudo, com direitos do cidadão à privacidade – estabelecidos na Lei Geral de Proteção de Dados.

“Promoção da saúde”
Uma das consequências do novo controle poderá ser o fortalecimento de que a boa gestão da saúde não se faz só construindo postos de atendimento. “A qualificação dos serviços, tornando-os mais ágeis, preventivos e eficazes nas respostas à comunidade, é o ganho maior que estamos buscando”, afirma o secretário. “Queremos que o posto seja um instrumento de promoção da saúde”.

No quadro

O Programa Alcance, aberto pela Assembleia Legislativa para preparar estudantes para o Enem e outros vestibulares, realizará aulas presenciais neste sábado, das 7h30min às 12h30min. A coordenação pedagógica do projeto é do professor Evaldo Lima, ex-vereador que se dedica ao magistério há mais de 30 anos e conhece tudo de História.

Inovação
Vem aí a edição 2024 do Siará Tech Summit, encontro de gestão e inovação promovido pelo Sebrae-CE. Será de 23 a 25 de outubro no Centro de Eventos. Startups, empresas e investidores estarão reunidos para troca de experiências e soluções criativas para micro e pequenas empresas. Mais informações em https://stssebrae.com.br/.

Para sentir na pele
O vereador Gabriel Aguiar (PSol, foto acima), ou “Gabriel Biologia”, pôs para tramitar na Câmara projeto que cria programa de assistência pública chamado “Hidrata Fortaleza”. Ele diz: “O objetivo é ajudar a população a enfrentar o desconforto térmico”. Só falta explicar se é para dar uma força no calor ou na ventania.

Vai ter peneira?
Estrela da direita radical, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) tem carreata agendada para este sábado em Fortaleza. Avisa que vem pedir votos para candidatos da ala dele. Resta saber se todos os postulantes bolsonaristas serão contemplados ou se os chamados “melancias” – verdes por fora e vermelhos por dentro – serão excluídos.

Aqui estamos nós
Esta Coluna é publicada sempre às terças e quintas-feiras e aos sábados no jornal Opinião (www.opiniaoce.com.br) e no portal InvestNordeste (www.portalinvestne.com.br). Os textos também estão em https://bit.ly/3q4AETZ. Leia e compartilhe.