The Intercept: “O efeito Malafaia”

The Intercept: “O efeito Malafaia”

Texto do jornalista Paulo Motoryn, do site The Intercept BR:

Nós ganhamos um novo leitor nesta semana: Silas Malafaia.

Sim, o líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo.

O pastor publicou um vídeo na terça-feira, 10, em que, além de empilhar xingamentos a Pablo Marçal – “psicopata”, “megalomaníaco”, “bipolar” e “mentiroso” –, também pede para o candidato à prefeitura de SP explicar o caso de Angola que nós revelamos na semana passada.

“O Intercept fez uma grave acusação que você tem que explicar muito bem”, diz Malafaia, dedo em riste, apontando para a câmera.

“Eles foram lá em Camizungo, na África, onde você disse que ia construir 350 casas e depois de quase cinco anos só tem 30”. “O que você fez com o dinheiro? Você tem que vir a público se explicar. Ei, povo, acorda, esse cara é uma farsa!”, diz o pastor.

Malafaia não citou o Intercept porque gosta da gente. Mas, sim, porque está furioso com Marçal depois do ato de 7 de setembro.

O ex-coach Marçal chegou no final do evento e tentou subir no palanque e assumir o protagonismo do ato, que foi organizado por Malafaia.

E o pastor, assim como Bolsonaro, está fechado com Ricardo Nunes, candidato do MDB, que também estava lá. Foi um climão.

Bolsonaro disse que Marçal tentou “fazer palanque as custas do trabalho e risco dos outros”. O ex-coach disse que “foi censurado”.

Silas Malafaia, apoiador de Bolsonaro e inimigo de Marçal

Malafaia, então, soltou o vídeo em que usou o caso de Angola contra o ex-coach. E ele promete não parar por ali. “Não há um inimigo pior que Malafaia que você possa arrumar em uma eleição tão importante”, disseram aliados do pastor à repórter Carla Araújo, do UOL.


Depois de reclamar de censura, o ex-coach baixou a bola e ficou pianinho: “pediu perdão” a Malafaia ainda na noite de terça-feira, e convocou seus seguidores para uma “corrente de oração” para o pastor – que chamou de “irmão”.

Malafaia, continue lendo o Intercept. Quem sabe você não tem material para um próximo vídeo na semana que vem?