O Sebrae/CE recebeu missão técnica de Agentes de Desenvolvimento (ADs) do Rio Grande do Norte, que vieram conhecer boas práticas no atendimento e orientação aos empreendedores do estado. A ação promovida pelo Sebrae/RN, com o apoio do Sebrae/CE, trouxe ao Ceará os representantes da Salas do Empreendedor de municípios potiguares que conquistaram o Selo de Referência em Atendimento na categoria ouro.
O grupo de cerca de 30 Agentes de Desenvolvimento foi recebido pelo diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto, que falou sobre as estratégias de atuação do Sebrae no Estado. Na oportunidade, ele destacou ações na área da inovação, educação empreendedora, políticas públicas e atendimento aos empreendedores, que tem como objetivo fomentar o empreendedorismo e o fortalecimento econômico nos municípios cearenses.
De acordo com Alci, uma parte fundamental deste trabalho é a Rede de Atendimento do Sebrae/CE, que integra as Salas do Empreendedor espalhadas por todo o estado. Segundo ele, neste processo, os Agentes de Desenvolvimento cumprem um papel fundamental de mobilizar e articular o setor produtivo dos municípios, ajudando a fazer a ponte entre as necessidades dos empreendedores e as soluções disponibilizadas pelo Sebrae e demais parceiros.
Os Agentes de Desenvolvimento Potiguares também assistiram a apresentações da articuladora da Unidade de Articulação Institucional e Políticas Públicas do Sebrae/CE, Wilma Almeida e do analista da Unidade de Relacionamento com o Cliente, Alan Girão.
Além disso, as agentes de Desenvolvimento das Salas do Empreendedor de Barbalha, Jarina Santana e de Juazeiro do Norte, Nilda David, fizeram apresentações dos trabalhos e inovações implementadas no atendimento e orientação dos empreendedores de seus respectivos municípios e o diretor planejamento da Junta Comercial do Ceará, Eduardo Jereissati, falou sobre o projeto Empresa Mais Simples, que vem contribuindo para a desburocratização e redução do tempo de abertura de empresas nos municípios cearenses.
Reconhecimento
Para o analista Alan Girão, a visita dos Agentes de Desenvolvimento do estado vizinho é um reconhecimento às boas práticas do Ceará. “Eles puderam vivenciar, o que os nossos AD conseguem fazer de melhor, como Sala do Empreendedor itinerante, realização de podcasts, iniciativas digitais, integração com instituições de ensino superior, entre outras ações”.
Já a articuladora da Unidade de Articulação Institucional e Políticas Públicas do Sebrae/CE, Wilma Almeida, fez questão de destacar a oportunidade dos dois estados trocarem experiências a cerca de um bom relacionamento com vistas a melhoria do ambiente de negócios dos municípios cearenses e potiguares.
Visitas Técnicas
O grupo do Rio Grande do Norte também visitou as Salas do Empreendedor instaladas na Assembleia Legislativa do Ceará e no município de Aquiraz para conhecer as boas práticas dos dois equipamentos.
Na Assembleia, o coordenador da Sala do Empreendedor da Alece, Lucas Aquino, falou sobre as iniciativas e parcerias. Entre as atividades realizadas pelo espaço estão: Atendimento ao Microempreendedor Individual, como formalização e regularização do negócio; capacitação e consultoria em conjunto com órgãos parceiros (Sebrae, Ceará Credi e a Procuradoria da Mulher – PEM); e fomento às feiras, possibilitando o engajamento de empreendedores para comercialização de suas mercadorias e formação de redes.
“Apesar de termos um trabalho recente, a Sala do Empreendedor da Alece é uma iniciativa inovadora no Brasil e pioneira entre as Casas Legislativas e, em pouco tempo, já se tornou uma referência, o que faz com que outras Salas de Empreendedores no País venham aqui conhecer para espalhar as boas práticas”, explica.
Em Aquiraz, o grupo foi recebido pelos secretários executivos da Secretaria Municipal de Turismo, Marcos Aurélio e Neto Muniz. Além de saberem mais sobre o trabalho da Sala do Empreendedor do Município, ele também assistiram a apresentações dos casos de sucesso local das empreendedoras Mana Artesanato e Isabel Freitas, da marca Isalê. Também foi destacado o programa Ceará Credi do Governo do Estado, com a supervisora regional Lourene Pinheiro e os agentes de crédito Victor e Nayara.
Após as apresentações, o grupo visitou o Engenho de Rapaduras São Luiz, onde puderam apreciar os diferentes sabores das rapaduras e aprender sobre o processo de fabricação. Para finalizar o roteiro, foi feita uma visita ao Centro de Rendeiras da Prainha, onde todos admiraram o belo trabalho das rendeiras.