Mais cidades aderiram nesta segunda-feira (6.5) à iniciativa Ceará por Elas, em solenidade na Secretaria das Mulheres (SEM), em Fortaleza. Com isso, 123 municípios agora integram o programa do Governo do Ceará, que é desenvolvido por meio da Secretaria das Mulheres, em articulação com as gestões municipais. A vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero, conduziu o evento. Estiveram presentes os prefeitos e prefeitas que aderiram ao programa.
Os 11 novos municípios que pactuaram ao programa nesta segunda-feira foram Aiuaba, Aratuba, Barroquinha, Forquilha, Fortim, Graça, Groaíras, Ibiapina, Ipueiras, Morrinhos e Santana do Cariri.
O Ceará por Elas, lançado em 2023, tem como objetivo ampliar a rede de proteção e apoio às políticas públicas para as mulheres. O programa está dividido em três eixos: Mulher Segura, Mulher Protagonista e Mulher Empreendedora. A ideia é que municípios desenvolvam ações nessas áreas.
A vice-governadora e secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero, sobre os avanços na proteção, participação das mulheres e empreendedorismo feminino. [ÁUDIO]
Em contrapartida às ações dos municípios, o Estado dará apoio por meio de entrega viaturas da Patrulha Maria da Penha, kits Athena (composto por computadores, monitores, acessórios e mobiliário, além do sistema de integração estadual para atendimento especializado às mulheres em situação de violência). Também será ofertada capacitação aos profissionais dos municípios, realização de consultorias, dentre outras atividades. Outra estratégia é o aprimoramento da base de dados da plataforma Athena, fundamental para elaboração e avaliação das políticas públicas.